Fumaça das queimadas no Pantanal pode provocar chuva escura em São Paulo

A previsão é de que uma frente fria chegue ao estado no fim de semana

Da CNN
17 de setembro de 2020 às 09:15

A fumaça das queimadas no Pantanal está causando reflexos em várias regiões do país. A chegada de uma frente fria no litoral de São Paulo pode causar o fenômeno da chuva escura no estado neste fim de semana. 

De acordo com especialistas, além do que está sendo registrado no Pantanal, as queimadas no interior de São Paulo podem contribuir para intensificar o fenômeno no estado com a chegada da frente fria. 

A previsão é que esta onda fria chegue no Sudeste ainda neste fim de semana, quebrando as altas temperaturas registradas nos últimos dias.

Leia também:
Governo federal oferece ajuda para conter queimadas no Pantanal
Fumaça de queimadas na Amazônia e no Pantanal chega ao Sul e Sudeste do Brasil
Queimadas no Pantanal: 5 respostas para as perguntas mais comuns

Água com coloração escura foi coletada por moradores no Rio Grande do Sul
Foto: Reprodução/CNN (14.set.2020)

À CNN, o meteorologista André Madeira, da Climatempo, explicou o fenômeno, também registrado na região Sul do país.

"Toda essa fumaça provocada pela queimada vai para a atmosfera, e estamos com uma situação em que a circulação dos ventos é de norte para sul, então levanta essa pluma de fumaça em direção ao Sul do Brasil", esclareceu.

Apesar das evidências apontarem para a relação entre a chuva turva e as queimadas que consomem o Pantanal, Madeira afirmou que é necessária uma apuração mais precisa para comprovar essa ligação.

"Mas as chances são grandes e é quase certo que tenha origem nas queimadas no Centro-Oeste do Brasil", concluiu. 

As queimadas continuam devastando o Pantanal. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados 15.477 pontos de incêndio até o dia 15 de setembro de 2020 — maior taxa já registrada na história do monitoramento da região.

(Edição: André Rigue)