Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bloqueio atmosférico com ar seco atinge áreas de Santa Catarina à faixa sul do Norte nesta terça-feira (11)

    Regiões do país podem sofrer com umidade relativa do ar variando abaixo de 20% e 30%

    Tempo seco segue em boa parte do Brasil nesta terça-feira (11)
    Tempo seco segue em boa parte do Brasil nesta terça-feira (11) Marcos Santos/USP Imagens

    Victor Locatelida CNN*

    Uma alta pressão atua configurando um bloqueio atmosférico nas áreas centrais do país, provocando uma onda de ar seco de Santa Catarina até a faixa sul da Região Norte. Com isso, o tempo deve ser firme em Santa Catarina e no Paraná nesta terça-feira (11). 

    Em outras áreas da região Sul, o começo do dia deve ser de muitas nuvens e umidade, podendo garoar em alguns pontos do centro-sul do Rio Grande do Sul. Tal umidade acontece devido à atuação de uma alta e a circulação de ventos, que deve atingir o estado ao longo do dia. 

    O Sudeste brasileiro também será contemplado com a massa de ar seco, mas o tempo segue ensolarado e sem nuvens. Na cidade de São Paulo e no Grande Rio pode haver a presença de nuvens médias altas, mas não há previsão de chuvas. 

    A região deve continuar com as temperaturas altas pela tarde, e a umidade do ar tende a ficar mais baixa

    Na região Centro-Oeste o cenário é parecido. O ar seco ainda atua sobre a área e não há previsão de chuvas para esta terça-feira. O dia deve ser de sol e sem nuvens em Mato Grosso do Sul, e no sul de Mato Grosso e Goiás. Todas as capitais devem ter tempo firme. 

    Em Salvador, Aracaju e Maceió, na região Nordeste, o dia deve ser instável, podendo apresentar pancadas de chuvas a qualquer momento. Os ventos que sopram do mar em direção ao continente seguem favorecendo a presença de nuvens nas porções norte e leste da região. 

    Há risco de chuva forte e em vários momentos do dia em São Luís, enquanto o litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba podem registrar chuva moderada. 

    Na região Norte, o dia deve ser abafado, com aberturas de sol e pancadas de chuva na porção norte do Amazonas, no leste e norte do Amapá, no litoral do Pará, e em Roraima. A faixa Norte da região segue recebendo umidade, e há risco de temporais localizados em algumas áreas. 

    O estado do Mato Grosso do Sul, o sul do Mato Grosso, o oeste e sul de Goiás, o Triângulo Mineiro, o norte paranaense e o centro-norte de São Paulo estão em alerta para umidade relativa do ar abaixo dos 20%. 

    Ainda, em atenção para umidade abaixo dos 30% estão as regiões do centro-sul de Minas Gerais e de Tocantins, o sul do Rio de Janeiro, Paraná, Rondônia, Maranhão e Piauí, o oeste catarinense, e o oeste e norte da Bahia. 

    Sob supervisão de André Rigue