Cidade do Rio conclui vacinação de adolescentes com 12 anos neste sábado

Capital fluminense é a segunda a completar o calendário de imunização por faixa de idade no país

Profissional de saúde prepara vacina contra Covid-19 CoronaVac para aplicação no Rio de Janeiro
Profissional de saúde prepara vacina contra Covid-19 CoronaVac para aplicação no Rio de Janeiro 07/04/2021 REUTERS/Pilar Olivares

Isabelle Resendeda CNN

no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

O Rio de Janeiro será a segunda capital do país a concluir o calendário de vacinação contra a Covid-19 por idades, encerrando neste sábado a imunização dos adolescentes de 12 anos. Durante a campanha, que durou nove meses, mais de 9 milhões de doses foram aplicadas, ultrapassando metade da população carioca total com o esquema vacinal completo e 99% dos adultos imunizados.

Hoje, os postos abrem das 8h às 17h para uma repescagem, com a vacinação destinada para todas as pessoas de 12 anos ou mais. A prefeitura do Rio ainda tem a expectativa de imunizar 80 mil pessoas com a segunda dose. Já os idosos de 84 anos ou mais e pessoas com alto grau de imunossupressão com 40 anos ou mais irão receber a dose de reforço (DR).

Até este sábado (23), mais de 5,5 milhões haviam tomado a D1 de CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer, e quase 140 mil receberam o imunizante da Janssen, que tem o esquema vacinal de dose única (DU). Esse total representa 97,8% da população carioca elegível para a vacinação (a partir de 12 anos) com a imunização iniciada ou concluída.

Entre as pessoas que seguem o esquema vacinal de duas doses, cerca de 3,4 milhões de pessoas receberam a D2, o equivalente a 61,5% da população elegível com a imunização completa. As doses de reforço (DR) em idosos já somam 65 mil.

Além do Rio, São Luís, no Maranhão, também completou o calendário de vacinação por idades. A cidade maranhense foi a primeira a vacinar todos os adolescentes dos 12 aos 17 anos. São Luís, que segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE), tem cerca de um milhão e quinze mil habitantes, imunizou mais de meio milhão de pessoas com as duas doses.

Mais Recentes da CNN