Controle impediu que 151 pessoas com Covid-19 entrassem em eventos-teste no Rio

Boletim epidemiológico divulgado nesta sexta inclui números das criticadas festas sem uso obrigatório de máscara para vacinados e testados

Torcedores do Flamengo aguardam o início da partida de volta entre Flamengo e Grêmio pelas quartas de final da Copa do Brasil 2021, no Maracanã. O jogo funcionou como evento-teste para a volta do público aos estádios do Rio.
Torcedores do Flamengo aguardam o início da partida de volta entre Flamengo e Grêmio pelas quartas de final da Copa do Brasil 2021, no Maracanã. O jogo funcionou como evento-teste para a volta do público aos estádios do Rio. ALEXANDRE BRUM/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Stéfano Sallesda CNN

no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

Os nove primeiros eventos-testes realizados no Rio de Janeiro com a chamada dupla proteção, isto é, público vacinado e testado, impediu a participação de 151 pessoas.

Os dados foram anunciados nesta sexta-feira (8), na divulgação do boletim epidemiológico semanal do município. Até a divulgação anterior, eram 131 pessoas. Esse primeiro dado contemplava apenas três jogos de futebol.

Os números divulgados pelo município incluem desta vez duas festas nas quais o uso de máscaras não era obrigatória: duas comemorações de 15 anos, realizada no Copacabana Palace, para cerca de 500 pessoas, e uma festa de música eletrônica para 800 pessoas no Alto da Boa Vista.

As pessoas que testaram positivo para Covid-19 não ingressaram nos eventos.

As três celebrações despertaram controvérsia entre especialistas. Houve um caso positivo em uma das festas de debutantes e outro na de música eletrônica. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou ainda o monitoramento do público presente aos três primeiros jogos, em acompanhamento que durou 15 dias.

No primeiro deles, a goleada do Flamengo por 5 a 0 sobre o Grêmio, pela Copa do Brasil, houve 10 casos suspeitos, mas apenas um se confirmou. No empate em 1 a 1 entre Vasco e Cruzeiro, dia 19 de setembro, em São Januário, não houve sequer casos suspeitos. E, na vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Barcelona do Equador, pela Libertadores, houve 25 casos suspeitos e nove confirmações. Nenhuma das confirmações evoluiu para caso grave.

Essa é a primeira vez que o município divulga o boletim sem realizar coletivas de imprensa que, de acordo com a SMS, passarão a ser quinzenais, embora a publicação mantenha a periodicidade semanal.

Os dados da pasta mostram que os números de casos confirmados e de óbitos por Covid-19 na capital do estado seguem em queda, e os atendimentos na rede de urgência e emergência segue no padrão das semanas anteriores.

A avaliação de risco por região administrativa de saúde mostra que todas as 33 áreas divisões da cidade apresentam nível moderado, o mais brando da escala do município, que conta com três níveis.

Neste sábado (9) acontece mais um evento-teste sem o uso obrigatório de máscara: uma festa para até quatro mil pessoas, no Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca. Assim como os demais, será voltado para pessoas vacinadas e testadas.

O município pretende iniciar na próxima sexta-feira 15 uma nova etapa de flexibilização de medidas restritivas contra a Covid-19. A intenção é que o uso de máscaras deixe de ser obrigatório em locais abertos, mas permaneça compulsório em lugares fechados.

Eventos-teste no Rio

  • 15/09 – Flamengo 5×0 Grêmio, Taça Libertadores da América, no Maracanã. Testados: 7.652 e 68 positivos (0,9%).
  • 19/09 – Vasco 1×1 Cruzeiro, Campeonato Brasileiro da Série B, em São Januário. Testados: 549 e seis positivos (1,1%).
  • 22/09 – Flamengo 2×0 Barcelona de Guayaquil-EQU, Taça Libertadores da América, no Maracanã. Testados: 26.478 e 57 positivos (0,2%).
  • 26/09 – Botafogo 2×0 Sampaio Corrêa, Campeonato Brasileiro da Série B, no Engenhão. Testados: 550 e zero positivos (0%).
  • 27/09 – Vasco 2×0 Goiás, Campeonato Brasileiro da Série B, em São Januário. Testados: 3.058 e dois positivos (0,02%).
  • 01/10 – Aniversário de 15 anos, no Copacabana Palace. Testados: 558 e um positivo (0,18%).
  • 02/10 – Botafogo 1×1 Avaí, Campeonato Brasileiro da Série B, no Engenhão. Testados: 1.366 e dois positivos (0,1%).
  • 02/10 – Aniversário de 15 anos, no Copacabana Palace. Testados: 550 e zero positivo.
  • 02/10 – Festa de música eletrônica, no Alto da Boa Vista. Testados: 798 e um positivo (0,12%).

Mais Recentes da CNN