Exoneração de ministros, multa para Daniel Silveira e mais de 31 de março

Confira o '5 Fatos Manhã', com as principais notícias do dia

Fabrizio Neitzkeda CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

A exoneração de nove ministros do governo que devem concorrer a cargos públicos nas eleições deste ano e a multa diária imposta para o deputado Daniel Silveira estão entre os destaques do 5 Fatos da manhã de 30 de março.

Reforma ministerial

Nove ministros do governo deixam os cargos nesta quinta-feira (31) em cerimônia no Palácio do Planalto, com a expectativa de que todos concorram às eleições deste ano. As exonerações e novas nomeações – a maioria de secretários-executivos – já foram publicadas no Diário Oficial da União. A lei determina que integrantes do Executivo deixem suas funções em até seis meses antes das eleições.

Multa para Silveira

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes impôs multa diária de R$ 15 mil caso o deputado Daniel Silveira (União Brasil-RJ) não utilize tornozeleira eletrônica. Moraes também determinou que o Banco Central bloqueie contas do deputado e que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), escolha dia, hora e local para que a tornozeleira seja instalada.

Negociações na guerra

Após encontro em Istambul, na Turquia, uma nova rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia está prevista para amanhã, por meio de videoconferência. O chefe da delegação ucraniana pediu que a reunião seja entre os presidentes dos dois países. No entanto, ainda não há previsão de tratativa oficial entre os dois líderes.

Procurador-geral da República

Um levantamento da CNN mostra que, desde a posse como procurador-geral da República, Augusto Aras se posicionou contra 74 pedidos de investigação contra Jair Bolsonaro. Durante o período, Aras foi favorável à abertura de apenas um inquérito contra o presidente.

Renda da população

Três em cada dez brasileiros sentiram que tiveram uma diminuição na renda durante os dois anos de pandemia, segundo levantamento da Serasa. Além disso, pouco mais de 40% da população não sentiu qualquer tipo de alteração de renda no período.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN