Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Frente fria vinda do Sul deve reduzir calor e trazer chuvas para SP; veja previsão

    Esta será a primeira mudança de tempo mais acentuada desde o início do outono

    Capital paulista deverá ter pancadas de chuvas já neste fim de semana
    Capital paulista deverá ter pancadas de chuvas já neste fim de semana Ronaldo Silva/Photopress/Estadão Conteúdo

    Da CNN

    Uma frente fria que passa pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina neste fim de semana pode chegar a São Paulo e causar chuvas e queda de temperatura nos próximos dias, segundo a Climatempo.

    A mudança no tempo, que será a primeira mais acentuada deste outono, é causada por um bloqueio atmosférico e outros sistemas meteorológicos que estão criando um clima de instabilidade persistente na região Sul, especialmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

    Em São Paulo, é esperada a entrada de uma frente fria no meio da próxima semana, trazendo temperaturas mais amenas e chuvas mais intensas no litoral paulista a partir de quarta-feira (17). A capital paulista deverá ter pancadas de chuvas já neste fim de semana.

    De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no sudeste e leste de São Paulo estão previstas pancadas de chuvas que podem ultrapassar os 60 mm a partir deste fim de semana.

    Previsão do tempo para São Paulo

    • Sábado (13): de 19°C a 29°C (pancadas de chuva à tarde)
    • Domingo (14): de 14°C a 30°C (pancadas de chuva à tarde e à noite)
    • Segunda-feira (15): 21°C a 30°C (pancadas de chuva à tarde)
    • Terça-feira (16): 20°C a 29°C (pancadas de chuva à tarde)
    • Quarta-feira (17): 21°C a 28°C
    • Quinta-feira (18): 18°C a 27°C (pancadas de chuva à tarde)
    • Sexta-feira (19): 14°C a 24°C
    • Sábado (20): 14°C a 26°C
    • Domingo (21): 15°C a 26°C

    De acordo com as previsões da Climatempo, os acumulados de chuva podem ultrapassar 200 milímetros em algumas áreas do Sul do país neste fim de semana. Regiões da faixa central e sul do Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem receber mais de 100 mm, com algumas regiões pontuais podendo chegar a 200 mm de chuva.

    Na última sexta-feira (12), no Rio Grande do Sul, já havia chovido 79 mm em São José dos Ausentes, 47 mm em Tupanciretã e 44 mm em Santiago, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

    Entre a tarde e a noite de sexta-feira choveu de forma moderada em Florianópolis, capital de Santa Catarina. Neste sábado, o tempo amanheceu aberto na capital catarinense.

    O estado registra chuvas abaixo da média história neste mês de abril. Na próxima semana, a Zona de Convergência Intertropical vai permanecer mais ativa na costa norte do Brasil, podendo ocorrer chuvas mais intensas nos Estados do Norte e em parte do Nordeste.

    Chuva abaixo do esperado em SP

    Na cidade de São Paulo, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura paulistana, as chuvas estão abaixo do esperado para este mês. Os dados mostram que abril acumulou até este sábado 9 milímetros, o que corresponde a 14,1% dos 63,9 mm esperados para o mês.

    Com os índices de umidade acima de 50%, a previsão é de chuvas rápidas e isoladas na capital. Nos próximos dias, o cenário deve continuar sem alteração, com umidade elevada.

    Informações do Estadão Conteúdo