Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Gestão escolar é peça-chave para desempenho de Sobral (CE) no ensino fundamental

    Diretores passam por processo de formação e têm o dia a dia acompanhado por superintendência pedagógica

    Da CNN

    Ouvir notícia

    Sobral, no interior do Ceará, ocupa a primeira posição no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nos anos iniciais do ensino fundamental entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.

    A cidade é destaque de uma série de reportagens que a CNN está exibindo sobre o ensino que dá certo no Brasil. A organização Todos Pela Educação foi até lá para entender como o município conseguiu enfrentar as dificuldades da pandemia e alcançar bons resultados.

    Mas nem sempre a educação na cidade foi bem avaliada, como agora. Há 20 anos, o contexto era completamente diferente. Foram anos de trabalho. Um elemento fundamental nesse conjunto de ações foi a gestão escolar.

    “A gente acaba desencadeando uma série de ações e uma delas que eu considero importantíssima é a seleção meritocrática de gestores escolares”, diz Amaury Gomes, diretor da Escola de Formação Permanente.

    Ele acompanha diariamente o processo de seleção desses gestores. Quando alguém tem interesse em se tornar um diretor ou coordenador escolar, é preciso primeiro passar por um processo de pelo menos seis meses para ficar à disposição da secretaria.

    Cléber Rodrigues, diretor, passou por todo esse processo de seleção, mas continua sendo acompanhado em seu dia a dia pela superintendência pedagógica.

    Casos como o dele são regra em Sobral. O fortalecimento da gestão e da liderança escolar não ocorre a partir de uma prática ou política educacional isolada, mas, sim, da articulação de estratégias. E quem sente diretamente o impacto dessa gestão é o professor, o que interfere na qualidade da educação.

    Assista aqui ao episódio na íntegra.

    Mais Recentes da CNN