Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governo vai criar protocolo para retorno seguro às aulas presenciais

    Conjunto de diretrizes já deve ser anunciado na próxima semana

    Natália André, da CNN, em Brasília

    Ouvir notícia

    O ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou nesta quarta-feira (8) que vai criar uma portaria interministerial para estabelecer um retorno seguro às aulas presenciais no mês de agosto. Os protocolos foram discutidos com o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

    Além das duas pastas, o conjunto de diretrizes também está sendo estabelecido pela Advocacia Geral da União (AGU) e a Casa Civil. A divulgação já deve acontecer na próxima semana. 

    Todas as medidas adotadas pela portaria serão não farmacológicas — ou seja, não serão sobre medicamentos, mas sim sobre protocolos de conduta. Uma das medidas, por exemplo, será sobre como agir caso um aluno se infecte por Covid-19.

    Promessa do retorno

    A promessa da volta ao ensino presencial é uma promessa de Queiroga desde que ele assumiu o Ministério da Saúde, em março. Segundo ele, “há um absoluto consenso que vacinação não é pré-requisito para o retorno às aulas”.

    Ribeiro também demonstrou total apoio, afirmando que o Brasil é um dos últimos países com os colégios fechados. “A perda é acadêmica, emocional e até nutricional, para muitas crianças de escolas públicas”, disse.

    Sala de aula em escola
    Sala de aula em escola
    Foto: Eduardo Matysiak/Futura Press/Estadão Conteúdo

    Mais Recentes da CNN