Imagens mostram o momento do transbordamento de barragem em Minas Gerais; assista

Empresa Vallourec teve suas atividades suspensas em decisão emitida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG)

Douglas Portoda CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

Imagens obtidas com exclusividade pela Rádio Itatiaia, nesta terça-feira (11), mostram o momento do transbordamento da barragem da Mina do Pau Branco, na cidade Nova Lima, em Minas Gerais, no último sábado (8).

A Vallourec classificou o dique com o nível de emergência máxima, em que realizou a retirada de seis moradores da região. A empresa teve suas atividades suspensas em decisão emitida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) após ação do Ministério Público e do Governo de Minas Gerais.

O governador Romeu Zema (Novo) afirmou, em entrevista à CNN, em 9 de janeiro, que a mineradora será autuada em R$ 1 milhão por dia até que a situação de transbordamento seja restabelecida. Em nota, a Vallourec afirmou que não foi notificada de qualquer medida judicial.

A ação também inclui um pedido de indenização aos afetados pela paralisação de um trecho da BR-040, que impactou a população e a atividade econômica local.

Ainda estão sendo realizados os estudos para definir o impacto ambiental na região após o transbordamento. A Prefeitura de Nova Lima disse em nota que “vai autuar a empresa por crime ambiental e exigir, ao lado do governo estadual, o cumprimento do Plano de Recuperação das Áreas Degradadas”.

 

 

Mais Recentes da CNN