Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    São Paulo tem 105 casos de coqueluche neste ano e prefeitura emite alerta

    Casos aumentaram significativamente em 2024; prefeitura intensificou medidas de prevenção

    Thomaz Coelhoda CNN*

    São Paulo - SP

    A cidade de São Paulo (SP) registrou 105 casos de coqueluche em 2024, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde. 

    A prefeitura emitiu um alerta devido ao aumento expressivo de casos. Em abril, eram 17 casos confirmados. Em comparação ao ano anterior, foram registrados apenas 14 casos, o que representa aproximadamente 7 vezes mais. 

    Até o momento, não foram registrados óbitos relacionados à doença desde 2019, quando uma pessoa faleceu devido à coqueluche. 

    A coqueluche é uma doença infecciosa aguda, de alta transmissão respiratória, imunoprevenível e de notificação compulsória. 

    No primeiro nível de, o mais leve, os sintomas são parecidos com o de um resfriado, incluindo mal-estar geral, corrimento nasal, tosse seca e febre baixa.

    São Paulo tem 105 casos de coqueluche neste ano e prefeitura emite alerta / Prefeitura de SP

    Mesmo sendo uma doença que se pode prevenir através da vacinação, a coqueluche ainda representa um problema de saúde pública, especialmente em lactentes, onde pode levar a complicações graves e até mesmo à morte.

    As autoridades de saúde intensificaram as medidas de prevenção e controle para evitar novos casos e proteger a população, especialmente os grupos mais vulneráveis, como bebês e crianças pequenas.