Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Sul terá sol, calor e chuva nesta sexta-feira; MG, SP e RJ têm alerta para tempestades

    A previsão é de chuva forte nas capitais de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Nordeste, há possibilidade de chuva em todas as capitais

    Chuvas no estado de São Paulo. Imagem de arquivo
    Chuvas no estado de São Paulo. Imagem de arquivo Adriana Toffetti/Ato Press/Estadão Conteúdo

    Luan Leãoda CNN*

    A sexta-feira (23) promete ser de bastante sol e calor na região Sul do Brasil. Apesar do calor, o Sul também deve encarar pancadas de chuva forte, assim como nas demais regiões, que devem ter tempo fechado.

    Segundo o Climatempo, no Paraná, em boa parte de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o dia será de sol e deve fazer calor. Mesmo com a previsão, a região está em alerta para chuva forte com raios e ventos de até 70km/h. Em Porto Alegre, os termômetros podem bater 34°C de máxima, com mínima de 21ºC. Apesar disso, há risco de chuva de moderada a forte, com pancadas de chuvas com raios na parte da tarde e noite. O mesmo acontece em Curitiba (PR), com previsão de 28ºC de máxima e 18º de mínima.

    A cidade de Florianópolis (SC) deve ter 33ºC de máxima e 23ºC de mínima, o litoral de Santa Catarina e o litoral norte gaúcho podem ter chuva a qualquer hora do dia.

    O Sudeste deve ter ar abafado e fortes pancadas de chuva podem ocorrer na maior parte da região. No Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Espírito Santo, o sol aparece entre nuvens e com possibilidade de pancadas de chuvas a qualquer hora. Há previsão de grandes volumes de chuva concentrado no estado mineiro.

    No Sul de Minas, no Triângulo Mineiro e em São Paulo, os períodos de sol serão maiores, mas há chance de pancadas de chuva à tarde e à noite. Pode chover forte na Grande São Paulo, no Grande Rio e na Grande Belo Horizonte. O sudeste também está em alerta para temporais com ventos de até 90km/h no centro e noroeste de São Paulo, sul de Minas, zona da Mata Mineira e no Triângulo Mineiro.

    A temperatura máxima será de 36ºC na capital carioca, com mínima de 24ºC, em São Paulo os termômetros chegam a 31ºC com 20ºC de mínima, em Belo Horizonte a máxima é de 26ºC.

    Em Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás e de Mato Grosso, o sol aparece na maior parte do dia e há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, que podem ser moderadas e fortes. Nas demais áreas de Goiás, do Mato Grosso e no Distrito Federal, as pancadas de chuvas com raio podem ocorrer a qualquer hora, com risco de temporal. O Centro-Oeste está em alerta para temporais com rajadas de ventos entre 71km/h e 90km/h.

    A sexta-feira (23) também deve ser de chuva no Nordeste do Brasil. O motivo é o ar quente e úmido sobre a região, junto com a atuação de um vórtice ciclônico em Altos Níveis e a presença da Zona de Convergência Intertropical em parte da costa norte. Há previsão de pancadas de chuva com raios em todos os estados da região, com períodos de sol ao longo do dia.

    Nas capitais, todas devem ter chuva forte. Em Recife (PE) a máxima será de 29ºC, os termômetros chegam a 28ºC em Salvador, e 31ºC em Natal (RN). A chuva forte e volumosa, com chance de causar transtornos, é esperada no Maranhão, Piauí, Ceará, e no oeste e litoral da Bahia.

    O dia será de sol e muito calor em Roraima, com os termômetros marcando 38ºC de máxima. No Amazonas, as pancadas de chuvas com raios retornam na tarde desta sexta-feira (23). Em Manaus, a máxima será de 35ºC e mínima de 25ºC. Não há expectativa de chuva na região de Tefé e no noroeste do estado.

    Nas demais áreas da região, o ar quente e úmido e as nuvens carregadas provocam pancadas de chuva no decorrer do dia, com possibilidade de chuva forte. No estado do Tocantins, leste e litoral do Pará, Rondônia e Acre, há previsão de chuva intensa. Também há alerta para temporais com raios e ventos de até 90km/h nessas regiões, no Acre e em Rondônia, com exceção do extremo sul do estado.