Ricardo Barros pede aval de Bolsonaro para mudança de vice-líderes

Nesta terça-feira, Bolsonaro já dispensou dois vice-líderes do governo: Sanderson (PSL-RS) e Major Fabiana (PSL-RJ)

Por Igor Gadelha, CNN  
18 de agosto de 2020 às 10:45 | Atualizado 18 de agosto de 2020 às 10:50

Em café da manhã nesta terça-feira (18) no Palácio da Alvorada, o novo líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), pediu ao presidente Jair Bolsonaro aval para um novo método de escolha dos 14 vice-líderes do Executivo na Casa. 

Como a coluna antecipou ainda na semana passada, Barros quer que os vice-líderes do governo sejam indicados pelos líderes dos partidos alinhados ao Palácio do Planalto. Até então, essa escolha não vinha passando necessariamente por essas lideranças.

Leia mais:
Ricardo Barros, do Centrão, é oficializado como novo líder do governo na Câmara
Ricardo Barros diz que quer ampliar base de Bolsonaro na Câmara

Deputado Ricardo Barros, do PP
Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

Nesta terça-feira, Bolsonaro já dispensou dois vice-líderes do governo: Sanderson (PSL-RS) e Major Fabiana (PSL-RJ). Ambos tinham pedido para deixar os postos, por discordarem da troca de Vitor Hugo (PSL-GO) por Ricardo Barros na liderança, efetivada hoje.

No café da manhã, Barros também relatou ao presidente que vai retomar as reuniões semanais, às terças-feiras, com os partidos alinhados ao Planalto. Objetivo é evitar surpresas nas votações em plenário, com a apresentação, por esses aliados, de emendas e propostas que desagradem o governo.

Segundo apurou a CNN, o líder ressaltou a Bolsonaro que pretende implantar um modelo de gestão combinado com os demais líderes, para aproximar mais a base. O presidente deu aval para Barros prosseguir com as mudanças e o novo modelo de gestão.

Ainda hoje, o novo líder do governo tem reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para afinar o discurso sobre a pauta econômica. Na segunda-feira (17), Barros conversou com Rodrigo Maia na residência oficial do presidente da Câmara, em Brasília.