Análise: Cancelamento da sabatina de Messias pode desgastar governo

Segundo análise de Pedro Venceslau no CNN 360º, a decisão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), é vista como um recado duro e pode trazer consequências para a relação com o governo

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O cancelamento da sabatina no Senado de Jorge Messias, indicado pelo presidente Lula (PT) para o STF (Supremo Tribunal Federal), pode resultar em significativo desgaste político para o governo. A decisão foi tomada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que justificou a medida pela ausência “grave e sem precedentes” do envio da mensagem que oficializa a indicação. A análise é de Pedro Venceslau para o CNN 360º.

Interlocutores que atuavam para evitar o agravamento da crise entre Lula e Alcolumbre já previam um possível adiamento da sabatina marcada para 10 de dezembro. "Houve uma surpresa com a dureza do recado enviado através do cancelamento, especialmente considerando a justificativa apresentada", diz Venceslau.

A situação pode ter consequências graves para a relação entre Alcolumbre e Lula, caso a indicação de Messias não seja aprovada. Segundo o analista da CNN, uma eventual derrota nessa indicação seria histórica, com paralelos apenas no século XIX, podendo comprometer seriamente o diálogo entre o Executivo e o Legislativo.

O governo ainda mantém esperanças de realizar a sabatina ainda neste ano. O tempo adicional serviria para fazer articulações políticas e buscar uma aproximação com parlamentares, incluindo o próprio Alcolumbre.

"Caso a sabatina não ocorra até o recesso parlamentar de fim de ano, existe o risco de a situação se estender até 2026, o que poderia ser um desgaste enorme em ano eleitoral", diz Venceslau.

Segundo o analista de Política, há uma preocupação de que o caso possa seguir o mesmo caminho da indicação de André Mendonça, que permaneceu em espera por quatro meses.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.