Análise: Núcleo 4 é encarado como executor dos planos da trama golpista

Grupo é considerado executor dos planos arquitetados pelo núcleo 1 e teria atuado na disseminação de notícias falsas; análise é de Teo Cury no CNN 360º

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O STF (Supremo Tribunal Federal) iniciou o julgamento do núcleo 4, conhecido como núcleo da desinformação, na ação que investiga a tentativa de golpe de Estado em 2022. A decisão de julgar este grupo antes dos núcleos 2 e 3 segue uma lógica específica dentro da investigação. A análise é de Teo Cury no CNN 360º.

"De acordo com a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República), o núcleo 4 seria responsável por executar as ações planejadas pelo núcleo 1, atuando diretamente na dispersão e disseminação de notícias falsas", diz o analista de política da CNN.

Esta atuação teria ocorrido por meio de militares e integrantes de instituições como a PF (Polícia Federal) e a Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

Teo explica que o processo de julgamento foi segmentado em quatro ações penais distintas, correspondentes a cada núcleo, com o objetivo de facilitar a análise e tornar o processo menos complexo para todas as partes envolvidas, incluindo os advogados de defesa.

Após a conclusão da análise do núcleo 4, o STF ainda realizará o julgamento dos núcleos 2 e 3 nos meses de novembro e dezembro. As datas já foram definidas pelo ministro Flávio Dino, atual presidente da Primeira Turma do STF, que assumiu a posição anteriormente ocupada por Cristiano Zanin.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.