Análise: Regulamentação econômica de big techs tem chances no Congresso

Novo projeto foca em aspectos concorrenciais e deixando de lado questões relacionadas à moderação de conteúdo; análise é de Victor Irajá para o Bastidores CNN

Da CNN
Compartilhar matéria

O governo federal apresentou um novo projeto de regulação econômica para as grandes empresas de tecnologia, focando em aspectos concorrenciais e deixando de lado questões relacionadas à moderação de conteúdo. A proposta visa estabelecer regras mais claras para a atuação das chamadas big techs no mercado brasileiro. A análise é de Victor Irajá no Bastidores CNN.

O projeto define como empresas de relevância sistêmica aquelas com faturamento superior a R$ 5 bilhões anuais no Brasil ou R$ 50 bilhões em âmbito global. Além do faturamento, serão considerados critérios como número de usuários e posição estratégica no mercado.

Principais pontos da regulação

Entre as medidas propostas está a proibição de autopreferência, impedindo que as empresas privilegiem seus próprios produtos e serviços nos sistemas de busca. O texto também prevê a portabilidade de dados, com base na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), mediante autorização do usuário.

A proposta estabelece ainda a necessidade de notificação ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) sobre aquisições de outras empresas. O órgão terá poder para regular o ambiente concorrencial e combater práticas consideradas anticompetitivas, com possibilidade de aplicação de multas em caso de descumprimento.

O projeto, segundo o governo, vem sendo estudado há mais de um ano e não tem relação com eventuais tensões diplomáticas com os Estados Unidos. No entanto, a medida pode gerar novos debates, já que o Brasil é alvo de investigações do representante comercial dos EUA (USTR) sobre práticas comerciais, incluindo o ambiente regulatório para as big techs no país.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.