Análise: Unanimidade contra PEC da Blindagem na CCJ é simbólica

Decisão unânime da Comissão de Constituição e Justiça é vista como fortalecimento da relação entre o Senado Federal e o Supremo Tribunal Federal; análise é de Luísa Martins no CNN 360°

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal rejeitou por unanimidade, nesta quarta-feira (24), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem. O resultado expressivo da votação é considerado altamente simbólico e representa uma postura diferente da adotada pela Câmara dos Deputados. A análise é de Luísa Martins no CNN 360°.

A proposta, que daria ao Congresso o poder de barrar a abertura de ações penais contra deputados e senadores, mesmo quando o Supremo Tribunal Federal (STF) identificasse indícios de autoria e materialidade de crimes, foi considerada uma tentativa de esvaziamento do Poder Judiciário.

Avaliação jurídica

A Procuradoria-Geral da República (PGR) havia sinalizado que poderia acionar o STF caso a PEC fosse aprovada, apontando claros indícios de inconstitucionalidade. A avaliação nos bastidores do Supremo indicava que a proposta violava o princípio da separação dos poderes e o princípio da moralidade, previstos na Constituição.

O contexto da proposta estava relacionado a diversas investigações em andamento, não apenas sobre atos antidemocráticos envolvendo aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas também sobre irregularidades na destinação de emendas parlamentares, atingindo políticos de diferentes espectros ideológicos e partidos.

Fortalecimento institucional

A rejeição unânime da PEC é vista como um fortalecimento da relação entre o STF e o Senado Federal. A condução do processo pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), seguindo o rito normal e permitindo a análise pela CCJ, foi interpretada como um sinal positivo para o equilíbrio institucional entre os poderes.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.