Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Candidato único da terceira via terá obstáculos, diz Roberto Freire

    União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania concordaram em anunciar apenas um nome para a disputa das eleições presidenciais em 18 de maio

    Douglas Portoda CNN

    em São Paulo

    O presidente do Cidadania, Roberto Freire, declarou, nesta quarta-feira (6), em entrevista à CNN, que a possível candidatura única da terceira via à Presidência da República irá enfrentar obstáculos.

    Em nota conjunta, os partidos União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania concordaram em anunciar no dia 18 de maio um único “candidato de consenso”. “No próximo dia 14/04, quinta-feira, o União Brasil confirmará o nome do Partido para apreciação desse conjunto de forças políticas. O candidato(a) de consenso será anunciado(a) no dia 18/05, quarta-feira em Brasília”, informaram as siglas.

    “Já tivemos mais de seis candidatos há três meses. E agora, de forma bem concreta, nós podemos dizer que temos apenas três candidatos. Não sei se o União Brasil vai ter condições, vamos aguardar. Foi inclusive consensuado também que até o dia 14 o União Brasil diz que tem um pré-candidato, para que avaliemos e analisemos essa hipótese dessa candidatura. O fundamental é de que ninguém pode imaginar que uma construção dessa não tem alguns obstáculos. Isso não é uma questão empírica, até porque se não tivesse obstáculo já tínhamos resolvido”, explicou Freire.

    “O importante é de que nós estamos falando há algum tempo de que isto iria ocorrer. E está ocorrendo. Não dissemos em momento algum que iria ser tranquilo que não iríamos ter problemas, que não iríamos ter contradições, alguns confrontos, inclusive em internos de cada partido, mas a coisa vem andando. E não há nenhum retrocesso, ao contrário, o avanço hoje foi fundamental de dizer qual é o prazo que nós vamos sentar e dizer à sociedade brasileira quem é o candidato ou candidata que nos representa”, continuou.

    Até o momento, o PSDB conta o ex-governador de São Paulo João Doria como pré-candidato, após vencer as prévias. Entretanto, Eduardo Leite, ex-governador do Rio Grande do Sul, ainda se coloca no páreo, inclusive cogitando a possibilidade de ser vice. A pré-candidata pelo MDB é a senadora Simone Tebet.

    Cidadania e PSDB firmaram uma federação partidária em 19 de fevereiro. Em 1º de abril, as legendas entraram com um pedido de registro em cartório da união.

    Para serem registradas conjuntamente pela Justiça Eleitoral, os partidos devem antes constituir uma associação que deve ser registrada em cartório de registro civil de pessoas jurídicas, com aprovação absoluta de seus órgãos regulatórios.

    CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

    Veja os possíveis candidatos à Presidência da República em 2022