Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Ciro diz que resultado das urnas cria cenário “complexo” e “ameaçador”

    Pedetista, que teve seu pior desempenho na corrida presidencial, pediu tempo antes de fazer um pronunciamento oficial sobre o segundo turno

    Carolina Cerqueirada CNN

    O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, afirmou neste domingo (2), em rápido pronunciamento antes do fim da apuração, estar “profundamente preocupado” com os resultados das eleições. Ele classificou o cenário como “desafiador” e “ameaçador” para o país.

    Com mais de 98% das urnas apuradas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 48,11% dos votos válidos, e Jair Bolsonaro (PL), com 43,48%, disputarão o segundo turno no dia 30 de outubro. O pedetista tem 3,05% e ficou atrás de Simone Tebet (MDB), que recebeu 4,19% dos votos válidos.

    “Quero dizer a vocês que estou profundamente preocupado com o que estou assistindo acontecer no Brasil. […] Eu nunca vi uma situação tão complexa, tão desafiadora, tão potencialmente ameaçadora sobre a nossa sorte como nação”, disse.

    Ciro ainda pediu um tempo antes de realizar um pronunciamento oficial. “Peço a vocês que me deem mais algumas horas para conversar com meus amigos, conversar com meu partido, para que a gente possa achar o melhor caminho, o melhor equilíbrio, para bem servir à nação brasileira”, completou.

    Este é o pior resultado de Ciro desde a primeira vez que ele concorreu à Presidência, em 1998. Também foi a primeira vez que ele perdeu no próprio estado, o Ceará, onde obteve 6,76% dos votos, atrás de Lula (65,73%) e Bolsonaro (25,58%).