
Ciro Gomes pode se somar a grupo do centro, diz Baleia Rossi
Presidente do MDB acrescentou que o Podemos e o Novo também poderiam compor a unidade da terceira via
O presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), deputado federal Baleia Rossi, declarou, nesta quinta-feira (7), em entrevista à CNN, que o pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) poderia se somar ao grupo de partidos de centro que compõe a terceira via nas eleições deste ano.
“O PDT, do candidato Ciro Gomes, acredito que se houver disposição dele de sentar à mesa, o [Carlos] Lupi que é presidente do PDT, uma pessoa extremamente democrática e tem bom diálogo, nós não temos dificuldade”, afirmou Baleia.
“Nós não podemos fazer política do veto. Nós precisamos fazer política somando. Somando pessoas que acham que nós podemos apresentar pro país uma alternativa aos extremos”, continua. Ainda acrescentou que o Podemos e o Novo também conseguiriam constituir forças com as demais legendas.
Em nota conjunta, União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania concordaram em anunciar no dia 18 de maio um único “candidato de consenso”. “No próximo dia 14/04, quinta-feira, o União Brasil confirmará o nome do Partido para apreciação desse conjunto de forças políticas. O candidato(a) de consenso será anunciado(a) no dia 18/05, quarta-feira em Brasília”, informaram as siglas.
Até o momento, a configuração dos partidos é a seguinte: A pré-candidata pelo MDB é a senadora Simone Tebet. Já o PSDB conta o ex-governador de São Paulo João Doria como pré-candidato, após vencer as prévias. Entretanto, Eduardo Leite, ex-governador do Rio Grande do Sul, ainda se coloca no páreo, inclusive cogitando a possibilidade de ser vice.
De acordo com a pesquisa Quaest/Genial, divulgada em primeira mão pela CNN nesta quinta-feira, no cenário com o maior número de candidatos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente, com 44% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 29%.
Depois, surgem Sergio Moro (União Brasil), com 6%; Ciro Gomes (PDT), 5%; André Janones (Avante), 3%; João Doria (PSDB), 1%; Simone Tebet (MDB), 1%.
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.
Veja os possíveis candidatos à Presidência da República em 2022
- 1 de 12
Jair Bolsonaro (PL), presidente do Brasil e pré-candidato à reeleição
Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil - 2 de 12
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente, governou o país entre 2003 e 2010 e é o pré-candidato do PT à Presidência
Crédito: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 3 de 12
Ciro Gomes, ex-governador do Ceará e ex-ministro da Fazenda e da Integração Nacional, pré-candidato à Presidência pelo PDT
Crédito: DENNY CESARE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO - 4 de 12
Simone Tebet cumpre o primeiro mandato como senadora por Mato Grosso do Sul e é a pré-candidata do MDB à Presidência
Crédito: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 5 de 12
Luciano Bivar é presidente do União Brasil e pré-candidato do partido à Presidência; deputado federal já comandava o PSL antes da fusão da sigla com o DEM
Crédito: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 6 de 12
Felipe d'Avila, pré-candidato do partido Novo à Presidência da República
Crédito: Reprodução Facebook - 7 de 12
André Janones, atualmente é deputado federal por Minas Gerais, é o pré-candidato à Presidência pelo partido Avante
Crédito: Paulo Sergio/Agência Câmara - 8 de 12
Eymael, pré-candidato à Presidência pelo DC; ele já concorreu nas eleições presidenciais em 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018, sempre pelo mesmo partido
Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Bras - 9 de 12
Vera Lúcia é a pré-candidata à Presidência da República pelo PSTU
Crédito: Romerito Pontes/Divulgação - 10 de 12
Leonardo Péricles, pré-candidato à Presidência pelo Unidade Popular (UP)
Crédito: Manuelle Coelho/Divulgação/14.nov.2021 - 11 de 12
Sofia Manzano, pré-candidata do PCB à Presidência nas eleições 2022
Crédito: Divulgação - 12 de 12
Pablo Marçal, pré-candidato à Presidência pelo Pros. Ele é empresário e se filiou ao partido no fim de março de 2022
Crédito: Reprodução/Facebook