Eleições 2022

Ciro volta a falar sobre saúde de Lula e critica gestão Alckmin em São Paulo

Candidato à Presidência pelo PDT chamou ex-governador de “reacionário” e citou violência policial contra “meninada pobre e negra” das periferias

Carolina Cerqueira, da CNN
Ciro Gomes no WW
Candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT)  • CNN
Compartilhar matéria

O candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, voltou a dizer nesta quarta-feira (14) que a saúde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está “debilitada”. Ele também criticou o candidato a vice-presidente na chapa do PT, Geraldo Alckmin (PSB), por sua atuação como governador de São Paulo.

“Olha o que ele [Lula] está fazendo. Setenta e seis anos de idade, com a saúde debilitada, está trazendo Geraldo Alckmin para o poder no Brasil. É por isso que o sistema está com ele”, disse em entrevista à Rádio Metrópole, em Salvador (BA).

A declaração ocorreu após Ciro ser questionado sobre as críticas que vêm fazendo ao petista e que têm sido utilizadas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o adversário.

 

No início de setembro, a campanha de Ciro apagou uma postagem que se referia à saúde do ex-presidente. A publicação dizia que Lula está “cada dia mais fraco, fisicamente, psicologicamente e teoricamente, para enfrentar a direita sanguinária”. Após o ocorrido, o ex-governador chegou a afirmar que foi “meio duro demais”.

Dias depois, em 5 de setembro, voltou a dizer em entrevista que nunca viu Lula “tão enfraquecido” e “debilitado psicologicamente”.

Nesta quarta-feira, o pedetista ainda questionou a relação entre Lula e Alckmin. “Vocês estão elegendo, quem está descuidado com a memória, um cara reacionário que foi repudiado pelo povo de São Paulo, que conhece ele de perto”, disse.

Ciro afirmou que o “povo da periferia de São Paulo” deveria ser consultado sobre o que “foi feito com a meninada pobre e negra”, referindo-se à violência policial.

A CNN entrou em contato com a assessoria de Lula e Alckmin para comentar as declarações do candidato do PDT, mas ainda não teve resposta.

Debate

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

*Com informações de Laura Slobodeicov

FOTOS -- Confira as fotos dos presidenciáveis que serão exibidas nas urnas