Conexão CNN: Sabatina de Kassio Nunes será radiografia política de 2020

Para Leandro Resende, desembargador deve obter aprovação para vaga que era de Celso de Mello, mas antes enfrentará processo desgastante

Da CNN

Ouvir notícia

No quadro Conexão CNN desta quarta-feira (21), na CNN Rádio, Leandro Resende aponta que sabatina do desembargador Kassio Nunes Marques para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) deve ser seu primeiro documento histórico para a Corte, caso seja aprovado pelos senadores.

“O contexto político em que um ministro é indicado ao STF faz muita diferença. Kassio Marques é sabatinado em um momento em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já disse, por exemplo, que a Operação Lava Jato não é mais necessária porque não tem mais corrupção no governo”, afirmou Resende.

“Então esse contexto vai tornar essa sabatina um documento, uma radiografia, desse confuso ano de 2020 que o Brasil está vivendo porque esse é, na verdade, o primeiro documento histórico de um ministro do Supremo que terá muitos anos de trajetória política.”

Assista e leia também:
Kassio Nunes é sabatinado no Senado para vaga no STF; acompanhe
Podemos muda membros da CCJ do Senado antes de sabatina de Kassio Nunes
Quem é Kassio Nunes Marques, indicado para vaga de Celso de Mello no STF

Ao relembrar dos dois últimos que tomaram posse no Supremo, Alexandre de Moraes – indicado por Michel Temer – e Edson Fachin – indicado por Dilma Rousseff –, Resende apontou que suas sabatinas duraram 11h39 e 12h39, respectivamente. 

O jornalista disse que a expectativa é que a sabatina dure entre 10 e 12 horas, considerando o tempo de 30 minutos que a senadora Simone Tebet (MDB-MS) deu para cada membro da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) interpelar o candidato.

 Para Resende, o desembargador deve obter resultado favorável à indicação para a vaga que era de Celso de Mello. 

“Ele deve ser aprovado, mas não quer dizer que não vai ser ser muito desgastado por esse processo. O Senado não rejeita um indicado para o STF desde o século 19, desde o segundo presidente da República, Floriano Peixoto.”

Cartela Horizontal - CNN Rádio
Leandro Resende, Thais Arbex e Iuri Pitta apresentam o Conexão CNN, na CNN Rádio
Foto: CNN Brasil

Mais Recentes da CNN