Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad vão ao 2º turno em SP – Eleições 2022

    Candidatos a governador do Republicanos e do PT foram os dois mais bem votados neste domingo (2); segundo turno das eleições de 2022 está marcado para 30 de outubro

    Da CNN Brasil

    Os candidatos ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) foram os dois mais bem votados neste domingo (2) e disputarão o segundo turno das eleições de 2022, marcado para 30 de outubro. Eles conquistaram 42,32% e 35,70% dos votos válidos, respectivamente.

    Com Rodrigo Garcia em terceiro, pela primeira vez em 28 anos o PSDB não elege o governador de São Paulo. Os tucanos comandam o estado desde 1995.

    O petista afirmou, em entrevista coletiva após a confirmação do resultado, que tem interesse em dialogar com a candidatura de Garcia.

    “Tivemos ai, pelo o que consta, em torno de 36% dos votos válidos. Que é um pouco menos do que almejávamos, mas perto dos 40% que era a meta estabelecida no início da campanha”, explicou Haddad.

    Pelas redes sociais, ele pontuou que “São Paulo entrará nos rumos do desenvolvimento com justiça social e criação de oportunidades com Lula lá e Haddad aqui”.

    O candidato do PSDB, por sua vez, também em publicação nas redes sociais, agradeceu aos seus eleitores e afirmou que continuará “trabalhando para o Estado que tanto amo”.

    Quem são os candidatos no 2º turno

    Tarcísio Gomes de Freitas, de 47 anos, foi ministro da Infraestrutura (2019 a 2022) do presidente Jair Bolsonaro, diretor-executivo (2011 a 2014) e diretor-geral (2014 a 2015) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), nas gestões de Dilma Rousseff e Michel Temer. Natural do Rio de Janeiro, disputa neste ano sua primeira eleição.

    Ele serviu na Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (2005 a 2006). É bacharel em ciências militares pela Academia Militar de Agulhas Negras (1996) e tem MBA em gerenciamento de projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2003). Em sua coligação, contou com apoio do PL, PSD, PTB, PSC e PMN.

    Fernando Haddad, de 59 anos, é ex-ministro da Educação (2005 a 2012) da gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ex-prefeito de São Paulo (2013 a 2016). Natural da capital paulista, candidatou-se à Presidência da República em 2018, quando foi ao segundo turno. O pleito foi vencido por Jair Bolsonaro (PL).

    Professor universitário, ele é doutor em filosofia (1996), mestre em economia (1990) e bacharel em direito (1985) pela Universidade de São Paulo. Nestas eleições, contou em sua coligação com o apoio dos partidos PCdoB, PV, PSB, PSOL, Rede e Agir.

    O vencedor substituirá Rodrigo Garcia, que assumiu o governo em 1º de abril de 2022, após renúncia de João Doria (PSDB). Doria renunciou ao governo do estado para concorrer à Presidência, mas, após pressões internas no partido, desistiu da candidatura.

    Made with Flourish

    Veja fotos dos candidatos ao governo de São Paulo:

    *publicado por Tiago Tortella, da CNN