Eleições 2026: Candidatura ao Senado em SP vira preocupação na direita

Segundo apuração de Vinicius Murad, o ex-presidente Jair Bolsonaro deve decidir o nome do PL para disputa uma vaga no Legislativo por SP, gerando apreensão sobre uma divisão de votos

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

A disputa pelas duas vagas ao Senado por São Paulo nas eleições de 2026 já movimenta os bastidores políticos e gera preocupação entre lideranças da direita. Enquanto a corrida presidencial e o futuro político do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) permanecem em aberto, a definição dos candidatos ao Senado paulista tornou-se um tema central nas articulações.

Segundo apuração de Vinicius Murad para o Bastidores CNN, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será o responsável por decidir quem representará o PL na disputa pelo Senado. Entre a direita e o centro já existe um consenso sobre um dos nomes: o ex-secretário de Segurança Pública Guilherme Derrite, filiado ao Progressistas.

A indefinição sobre um outro candidato causa apreensão no campo conservador. Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente e deputado licenciado que reside nos Estados Unidos, foi cogitado, mas seu nome estaria fora das opções neste momento. A escolha do candidato pelo PL é vista com preocupação por Derrite, que teme a indicação de alguém muito ligado a Bolsonaro, o que poderia dividir votos e prejudicar suas chances.

Divisão interna e risco de perda

O PL enfrenta divisões internas, com tensões entre Valdemar Costa Neto e Michelle Bolsonaro (PL), situação semelhante à observada no Ceará. Murad explica que uma preocupação da direita é que uma eventual divisão de votos entre seus candidatos abra espaço para que a esquerda conquiste uma das duas vagas em disputa.

Nomes como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), são mencionados como possíveis candidatos apoiados pelo presidente Lula (PT).

A eleição para o Senado deve atrair grande atenção nacional, especialmente porque os senadores eleitos terão papel decisivo em questões relacionadas ao STF (Supremo Tribunal Federal), tema considerado estratégico tanto para a direita quanto para a esquerda no atual cenário político brasileiro.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.