Governo nomeia nova diretora de imunização do Ministério da Saúde

Cássia de Fátima Rangel Fernandes ocupará vaga deixada por Lauricio Monteiro, exonerado no começo deste mês

Rafaela Lara, da CNN, em São Paulo*
Compartilhar matéria

O governo federal nomeou nesta segunda-feira (26) Cássia de Fátima Rangel Fernandes para exercer o cargo de diretora do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. A nomeação consta em publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Cássia já é servidora da pasta e atua na Secretaria de Ciência e Tecnologia e de Insumos Estratégicos, cujo secretário é o Hélio Angotti.

Com a nomeação, ela substituirá Lauricio Monteiro, exonerado no começo do mês do cargo de diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis por suposto envolvimento em uma negociação de compras de vacinas superfaturadas com a Davati Medical Supply. Monteiro é citado pelo cabo da PM e revendedor de vacinas Luiz Paulo Dominghetti durante seu depoimento à CPI da Pandemia.

Saúde aguarda aval da Casa Civil para nomear substituta de Franciele Fantinato

O Ministério da Saúde estaria aguardando o aval da Casa Civil para nomear a médica que deve substituir Francieli Fantinato na coordenação do PNI (Programa Nacional de Imunização). De acordo com a apuração da CNN, a substituta indicada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, é a médica Ana Karolina Barreto Berselli Marinho.

Ana Karolina é especialista em alergias e imunopatologia, mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP e estava atuando como médica colaboradora dos ambulatórios de Imunodeficiências Primárias e Reação Adversa a Vacinas do Hospital das Clínicas da FMUSP.

De acordo com fontes ouvidas pela CNN, a médica já fez uma entrevista com integrantes do ministério da Saúde, mas agora a pasta aguarda o aval da Casa Civil para nomeá-la.

A ex- coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Francieli Fontana Sutile Tardetti Fantinato, pediu para deixar o cargo no começo do mês de julho. A publicação de sua exoneração consta no Diário Oficial da União (DOU) no dia 7 de julho. 

Francieli Fantinato, ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI)
Francieli Fantinato, ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde
Foto: Reprodução/CNN Brasil (08jul.2021)

Franciele ocupava o posto desde 2019. Na época, ela substituiu Carla Magda Domingues, que havia se aposentado.

Ao depor como testemunha na CPI da Pandemia, Franciele afirmou que o ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde coronel Elcio Franco determinou a retirada de presos da vacinação contra a Covid-19 e que Bolsonaro atrapalhou a imunização no país. Veja o resumo do depoimento da ex-coordenadora do PNI à CPI.

*Com informações de Kenzô Machida

Governo nomeia nova diretora de imunização do Ministério da Saúde | CNN Brasil