Com volta de Lula, indicação de nome ao STF deve sair até sexta-feira (31)

Segundo apuração de Lúisa Martins, no Live CNN, o critério de lealdade e confiança tem se mostrado fundamental para a escolha de Lula na disputa pela vaga no STF

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

A definição do novo nome para compor o STF (Supremo Tribunal Federal) deve ser anunciada até sexta-feira (31), após o retorno do presidente Lula (PT) da viagem à Ásia. Segundo apuração da analista Luísa Martins, no Live CNN, existia a expectativa de que Jorge Messias, atual advogado-geral da União, fosse anunciado antes do petista viajar.

No entanto, devido a uma reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), horas antes da ida de Lula à Malásia, houve uma alteração no cronograma. A analista explica que "durante o encontro, Alcolumbre apresentou um apelo em favor da candidatura do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG)", que conta com significativo apoio entre parlamentares e ministros do STF

Na disputa pela vaga no STF, o critério de lealdade e confiança tem se mostrado fundamental para a escolha de Lula. Neste aspecto, Jorge Messias apresenta vantagem em relação a Rodrigo Pacheco, fortalecendo sua posição como favorito para a indicação.

"A decisão de postergar o anúncio foi interpretada como um gesto de deferência a Alcolumbre", afirma Luísa. Com o retorno de Lula ao Brasil, a expectativa é que a oficialização do novo nome para o STF seja finalmente concretizada nos próximos dias.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.