Líder do PT acompanha Lira em viagem a China e Índia; veja comitiva e agenda

Agenda oficial prevê encontros em Xangai e visita a empresas em Pequim

Caio Junqueira, da CNN
Compartilhar matéria

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), incluiu o líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu, na comitiva da viagem à China e à Índia.

Além deles, também integram a comitiva Daniel Almeida, presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil - China na Câmara dos Deputados; André Figueiredo, Líder do PDT; Fábio Macedo, Líder do Podemos; Elmar Nascimento, Líder do União Brasil e Luís Tibé, Líder do Avante.

A agenda oficial prevê o seguinte:

  • 9/10/23: partida de São Paulo
  • 10 e 11/10/23 - viagem até Nova Delhi (Índia)
  • 12 a 14/10/23 - Reunião anual da 9ª Cúpula de Presidentes de Parlamento do G20
  • 15/10/23 - Viagem à China. A convite do Presidente da Assembleia Nacional Popular da República Popular da China, Zhao Leji
  • 16 e 18/10/23 - Xangai. Encontros políticos bilaterais e conversas com empresas brasileiras e chinesas, com foco em investimentos produtivos no Brasil
  • 19 a 21/10/23 - Pequim. Visita à Assembleia Nacional Popular da República Popular da China. Visita a empresas
  • 22/10/23 - Retorno e chegada ao Brasil

Em semana pré-feriado, Congresso encurta agenda e adia algumas comissões

A semana pré-feriado de 12 de outubro fez com que a agenda do Congresso Nacional fosse reduzida. Algumas comissões chegaram a ter as sessões canceladas e as atividades no Parlamento devem ocorrer com maior movimento até a manhã de quarta-feira (11).

É o caso do Conselho de Ética, que tinha reunião prevista para esta semana. Nesta terça-feira (10), os deputados iriam analisar os pareceres preliminares contra quatro deputados por suposta quebra de decoro parlamentar.

A previsão, agora, é que o colegiado só se reúna na semana seguinte ao feriado e delibere, então, sobre os processos.

Também na terça, a Comissão do Esporte iria ouvir o ministro André Fufuca, que iria apresentar ao colegiado as propostas do governo para o setor. A sessão, porém, foi remarcada para 17 de outubro.

A depender do quórum, os deputados devem apenas analisar requerimentos para audiências e projetos relacionados ao setor esportivo.