Ministro do STJ decide pela manutenção da prisão de Cristiane Brasil

Ex-deputada é acusada de envolvimento em desvios de mais de R$ 30 milhões, entre 2013 e 2018, em contratos de assistência social do Rio

Gabriela Coelho e Paulo Toledo Piza, da CNN, em Brasília e São Paulo

Ouvir notícia

O ministro Joel Ilan Paciornik, do Superior Tribunal de Justiça, manteve nesta terça-feira (22) decisão do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) que negou pedido de relaxamento de prisão para a ex-deputada federal Cristiane Brasil (PTB). Dessa forma, ela segue detida.

Ela é acusada de envolvimento em desvios de mais de R$ 30 milhões, entre 2013 e 2018, em contratos de assistência social no governo do estado e na prefeitura do Rio.

Leia também:

PTB desiste de candidatura de Cristiane Brasil após Justiça negar liberdade

Cristiane Brasil era ‘fada madrinha’ em esquema de corrupção no RJ, aponta juíza

Parlamentares são citados em delação de ex-assessor de Cláudio Castro

Investigado por fraudes trabalhou em gabinete de governador em exercício do Rio

Witzel se negou a intervir em Fundação Leão XIII, investigada por corrupção

Cristiane Brasil foi alvo da Operação Catarata. Ela é acusada pelo Ministério Público fluminense de receber propina em dinheiro quando comandou a Secretaria de Envelhecimento Social municipal.

Em nota divulgada na época da prisão, a ex-deputada questionou a denúncia. “Tiveram oito anos para investigar essa denúncia sem fundamento, feita em 2012 contra mim, e não fizeram pois não quiseram. Mas aparecem agora que sou pré-candidata à prefeitura numa tentativa clara de me perseguir politicamente, a mim e ao meu pai”, disse. Cristiane Brasil é filha do presidente nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Roberto Jefferson.

Na segunda-feira (21), o PTB informou que lançará Fernando Bicudo como candidato do partido a prefeito do Rio nas eleições municipais de 2020. Bicudo, ex-diretor do Theatro Municipal do Rio, é advogado e já integrava como vice a chapa registrada no TRE-RJ.

A legenda ainda analisa a possibilidade de manter Cristiane como vice.

A ex-deputada federal Cristiane Brasil
A ex-deputada federal Cristiane Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom – 15.abr.2016/ Agência Brasil

 

Mais Recentes da CNN