William Waack

Os Três Poderes temem lidar com o caso Master, diz Alessandro Vieira à CNN

Para senador, "ninguém coloca de pé um esquema de crime deste tamanho, sem conivência do aparelho estatal"

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) afirmou ao WW desta segunda-feira (22) que os Três Poderes têm receio de investigar o caso do Banco Master em meio ao expressivo volume de recursos financeiros envolvidos na instituição.

O parlamentar destacou que este é um dos três grandes casos de possíveis irregularidades que atualmente tramitam no país.

Segundo Vieira, além do Banco Master, as investigações sobre desvios em emendas parlamentares e sobre fraudes no INSS também envolvem bilhões de reais e contam com possível participação de integrantes dos Três Poderes.

"Ninguém coloca de pé um esquema de crime deste tamanho, sem conivência do aparelho estatal", afirmou.

O senador ressaltou também que, enquanto as investigações sobre as emendas e sobre o INSS estão avançando, com uma CPMI em andamento e processos no STF (Supremo Tribunal Federal), é necessário também haver progresso nas investigações envolvendo o Banco Master.

"Não dá para permitir esse tipo de atuação e esse nível de promiscuidade", afirmou.

Alessandro Vieira destaca que o "volume de recursos que passou por ali é imenso" e defende a criação de uma CPI para apurar as movimentações financeiras da instituição.

Proposta de Comissão Parlamentar de Inquérito

Vieira defendeu a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) como caminho para investigar o caso. Apesar de reconhecer as dificuldades que podem surgir, o senador acredita que a comissão tem condições de prosperar.

"Foi traumático fazer impeachment de dois presidentes e o Brasil sobreviveu. Vai chegar o momento de fazer também de ministros da Suprema Corte", declarou, sugerindo que o caso poderia levar a consequências significativas para autoridades envolvidas.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.