Roberto Kalil será um dos homenageados com maior honraria do TCU

Grande-Colar do Mérito será entregue em sessão no próximo dia 4 de outubro; ministro emérito do STF Ricardo Lewandowski também será condecorado

Léo Lopes, da CNN, São Paulo
Cardiologista Roberto Kalil, presidente do Conselho do Instituto do Coração do Hospital Das Clínicas de São Paulo e diretor-geral de Cardiologia do Hospital Sírio Libanês
Kalil receberá honraria do Tribunal de Contas da União  • Reprodução/CNN
Compartilhar matéria

O cardiologista Roberto Kalil Filho, presidente do InCor e apresentador do CNN Sinais Vitais, será um dos homenageados com a maior honraria do Tribunal de Contas da União (TCU).

O Grande-Colar do Mérito do TCU deve ser entregue em uma sessão marcada para as 10h de 4 de outubro.

Veja também: Dr. Roberto Kalil explica importância do setembro vermelho

Além de Kalil, também será condecorado o ministro emérito do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski.

Completam a lista de homenageados o jornalista Jânio de Freitas, o artista plástico Jaildo Marinho, a médica Márcia Waddington Cruz e, como instituição, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O anúncio dos nomes escolhidos para receber a honraria foi feito pelo ministro e presidente do TCU, Bruno Dantas, no final de agosto.

"A sessão para outorga do Grande-Colar do Mérito foi designada para o dia 4 de outubro próximo, às 10h da manhã. Será orador em nome da corte o ministro Benjamin Zymler. Será convidado para ser o orador em nome dos agraciados, o ministro Ricardo Lewandowski", disse Dantas em sessão no dia 30 do mês passado.

Maior honraria do TCU

Criado em 2003, apesar de não ser formalmente descrito assim, o Grande-Colar do Mérito é considerado a principal honraria do Tribunal de Contas da União.

Segundo a Corte, ele tem por objetivo "condecorar personalidades nacionais ou estrangeiras, que, por seus méritos excepcionais ou por relevante contribuição ao controle externo, tenham-se tornado merecedoras de especial distinção".

A escolha dos nomes que serão homenageados é feita por meio de votação secreta em uma sessão especial de um conselho composto pelo presidente, vice-presidente e ministros titulares do TCU.

"A insígnia do Grande-Colar é confeccionada em metal, com aplicação de banho de ouro, e constituída por uma estrela de cinco braços, esmaltados em verde e amarelo, assentada sobre raios dourados, em forma de resplendor", informou o TCU.

Grande-Colar do Mérito do TCU / TCU / Reprodução
Grande-Colar do Mérito do TCU / TCU / Reprodução

"No centro, do lado anverso, há um círculo esmaltado azul com o símbolo do Tribunal e a legenda "Tribunal de Contas da União – 7 de novembro de 1890". No lado reverso, há um círculo dourado com as Armas da República. O desenho do Grande-Colar é de autoria do servidor desta Corte de Contas Marcello Augusto Cardoso dos Santos", completou.

Na cerimônia de entrega do Grande-Colar, o presidente do TCU incumbe um ministro para falar em nome da Corte e um dos homenageados discursa pelos demais.

Segundo o TCU, desde 2017, a honraria é entregue somente em anos ímpares.

Em edições anteriores, além de políticos, já foram agraciados pelo TCU personalidades como, por exemplo, o dramaturgo Ariano Suassuna, a atriz Fernanda Montenegro, o arquiteto Oscar Niemeyer, o ex-treinador Zagallo, o músico João Gilberto, o fotógrafo Sebastião Salgado e a ativista Maria da Penha.

Farmacêutica e ativista do direito das mulheres Maria da Penha recebeu o Grande-Colar do Mérito do TCU em outubro de 2018. / TCU / Reprodução
Farmacêutica e ativista do direito das mulheres Maria da Penha recebeu o Grande-Colar do Mérito do TCU em outubro de 2018. / TCU / Reprodução