Sergio Moro à CNN: Parlamentar deve ter liberdade para falar o que pensa

Em entrevista ao CNN 360°, o senador defendeu uma proposta que protege parlamentares em crimes contra a honra, mas mantém investigações em casos de corrupção e outros crimes comuns

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O senador Sergio Moro (União-PR) apresentará uma emenda à PEC da Blindagem durante audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A proposta visa estabelecer limites claros para a proteção parlamentar, diferenciando crimes comuns de manifestações de opinião. Em entrevista ao CNN 360°, Moro falou da proposta de emenda que deve ser apresentada nesta quarta-feira (24).

Em sua argumentação, Moro caracterizou a PEC original como "um remédio errado para um problema real". A emenda proposta busca impedir que a PEC seja utilizada como escudo para parlamentares investigados por crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Proteção à liberdade de expressão

A emenda restringe a proteção apenas para crimes contra a honra, respaldando-se no princípio constitucional que garante a inviolabilidade de palavras, opiniões e votos dos parlamentares. Segundo Moro, existe uma estimativa de aproximadamente 40 processos no STF (Supremo Tribunal Federal) relacionados a crimes contra a honra envolvendo parlamentares.

O senador argumenta que os representantes eleitos precisam ter liberdade para expressar suas opiniões na tribuna, mesmo que sejam críticas contundentes às autoridades. A proposta visa fortalecer a imunidade material dos parlamentares, que, segundo ele, não está sendo adequadamente respeitada no cenário atual.

Para crimes comuns, a emenda mantém o regime constitucional, estabelecendo uma distinção clara entre a proteção à livre manifestação do pensamento e a responsabilização por eventuais delitos.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.