Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Soraya Thronicke: CPI precisa apurar responsabilidade de estados e municípios

    À CNN, senadora do PSL-MS disse que CPI não deve buscar responsabilidade objetiva no governo federal

    Produzido por Rudá Moreira, da CNN, em Brasília

    Ouvir notícia

    Em entrevista à CNN, a senadora governista Soraya Thronicke (PSL-MS) disse que a comissão não deve cair numa “responsabilidade objetiva” do governo federal e é preciso que estados e municípios compareçam. 

    “O presidente da República não consegue ter domínio sobre absolutamente tudo, são 22 pastas e isso é bem óbvio que quando você coloca responsabilidade na mão de ministros e secretários. Errar é humano. Então nós queremos agora descobrir se tivemos erros, de quem foram, para não cair dentro de uma responsabilidade objetiva contra o governo federal.”

    A senadora também criticou a decisão da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), por ter permitido ao governador do Amazonas a não comparecer na CPI. “Infelizmente não teremos o depoimento do governador Wilson Lima por conta da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal)”. Soraya Thronicke afirma que a ida do ex-secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, ajudará a esclarecer algumas indagações que seriam dirigidas a Lima.

    Os rumos da CPI, na visão da governista, dependerá desta segunda fase de depoimentos envolvendo, primeiro, os governos dos estados onde há operação da Polícia Federal em relação aos gastos de dinheiro público com a Covid-19.

    “O ponto nodal desta questão da pandemia é a responsabilidade dos estados e municípios, mas nós não ouvimos estados e municípios ainda, não ouvimos estes nove estados. Agora, vamos ouvir os secretários de saúde dos estados que estão em operação pela Polícia Federal, primeiramente. Mas então, não tivemos um comparativo, uma possibilidade de fazer um cotejo destas provas.”

    Senadora Soraya Thronicke (PSL-MS)
    Senadora Soraya Thronicke (PSL-MS)
    Foto: Reprodução / CNN

     

    Mais Recentes da CNN