Nova cepa com falta de distanciamento é tragédia anunciada, diz infectologista

Especialista também ressaltou que o final deste ano registrou o crescimento de casos de outras doenças, o que pode sobrecarregar ainda mais o sistema de saúde

Da CNN, em São Paulo
31 de dezembro de 2020 às 16:27


A localização de uma nova variante do novo coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (31) acendeu um novo alerta contra a pandemia no país.

Em entrevista à CNN, Ho Yeh Li, infectologista e coordenadora da UTI de infectologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, disse que o aumento de transmissibilidade do vírus não se dá apenas pela mutação genética, mas também pelo relaxamento das normas de distanciamento social.

“Se estamos diante de uma cepa de maior facilidade de transmissão e com pessoas que respeitam cada vez menos as medidas de proteção, estamos diante de uma tragédia totalmente anunciada,” disse a infectologista.

Leia também

Festas lotam praias do Rio de Janeiro em meio a aumento de mortes por Covid-19

Governo agiliza importação de vacina contra a Covid-19

'Prazo pode ser menor', diz gerente da Anvisa sobre análise de vacinas

“Não podemos atribuir a disseminação da doença a um único aspecto, temos que considerar tudo. A variante é mais contagiosa ou a capacidade das pessoas se prevenirem está menor? Podem ser os dois fatores", afirmou a especialista.

Li também ressaltou que o final deste ano registrou o crescimento de casos de outras doenças, o que pode sobrecarregar ainda mais o sistema de saúde brasileiro.

"Achávamos que a pandemia iria terminar no meio do ano, mas isso não aconteceu. Durante nove e 10 meses, outras doenças foram tendo descompensação. Agora o sistema de saúde está voltando a atender pacientes com outras patologias, então temos um desafio a mais. Com isso temos a sensação que não estamos preparados para enfrentar esta doença", disse a infectologista.

Aglomeração e pessoas sem máscara na primeira noite de reabertura de bares no Rio de Janeiro
Foto: CNN (03.jul.2020)

(Publicado por Daniel Fernandes)