RJ distribui cerca de 193 mil doses da Coronavac nesta segunda (22)

Governo do estado envia 193,5 mil doses da Coronavac para 88 municípios

Stéfano Salles e Cléber Rodrigues, da CNN, no Rio de Janeiro 
22 de fevereiro de 2021 às 11:11 | Atualizado 22 de fevereiro de 2021 às 12:36

O governo do Rio de Janeiro começou a distribuir na manhã desta segunda-feira (22) 193,5 mil doses da Coronavac para 88 municípios, por via aérea. Na operação de transporte são usadas a três helicópteros, que saem do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Niterói, levando o imunizante. A decolagem começou por volta das 7h30, com direção a cidades do noroeste do estado.

Dessas doses, 173 mil são as que estavam com o governo do estado desde a primeira remessa, reservadas para a aplicação da segunda imunização das pessoas já vacinadas, e outras 20 mil faziam parte da reserva técnica. Todas elas estavam armazenadas na Central Geral de Abastecimento (CGA) da Secretaria de Estado de Saúde, no Barreto, em Niterói.

 

Helicóptero com doses de vacina
Helicóptero carregado com doses da vacina contra Covid-19 para distribuição em municípios do interior do Rio de Janeiro
Foto: Reprodução

A distribuição começou na semana passada, para quatro municípios. Além da capital, também receberam suas doses Niterói, São Gonçalo e Maricá, todos na Região Metropolitana, em envio feito por terra. 

O governo do estado informou também que, seguindo orientações do Ministério da Saúde, não vai mais reter imunizantes para garantir a aplicação da segunda dose nas pessoas que já receberam a primeira. Isto, porque houve uma garantia do ministro Eduardo Pazuello de que haverá mais doses para esse fim, e que elas serão entregues entre o fim deste mês e março. 

O secretário fluminense de Saúde, Carlos Alberto Chaves, espera a chegada de uma nova remessa de doses já nesta terça-feira, mas não sabe a quantidade que será destinada ao estado neste momento. 

“Chegando a vacina amanhã, na quarta a gente já distribui. Estamos com uma logística pronta para entregar a vacina em tempo recorde aos municípios mais distantes”, disse Chaves.