Vacinação fará efeito quando 2 mi forem imunizados por dia, diz pesquisador

'Enquanto isso não acontece, a tendência é que em abril a situação continue piorando no Brasil', afirmou Isaac Schrarstzhaupt, coordenador na Rede Análise Covid

produzido por Renata Souza*, da CNN, em São Paulo
29 de março de 2021 às 11:37

Com o avanço da Covid-19 no Brasil e a falta de coordenação nas medidas de combate a pandemia no país, o cientista de dados e coordenador na Rede Análise Covid-19, Isaac Schrarstzhaupt, avalia que a vacinação só vai surtir efeito quando os números de imunizados por dia for amplo.

“Precisamos vacinar cerca de 2 milhões de pessoas por dia para que a vacinação tenha impacto na pandemia. Enquanto isso não acontece, a tendência é que em abril a situação continue piorando. Os óbitos que são registrados hoje são notificações de óbitos que aconteceram lá atrás.”

O cientista também criticou a falta de coordenação nos esforços para conter a pandemia e disse que de nada adianta uma cidade fechar se o resto do estado não seguir medidas restritivas.

“Quanto mais tempo a gente demora para tomar medidas, mais duras e necessárias elas vão ser. Veja o exemplo de Belo Horizonte, que fechou, mas o estado não. Quando BH estava preparada para reabrir, o interior começou a mandar muitos pacientes para a capital e o sistema de saúde sobrecarregou, aumentando a circulação do vírus.”

Idoso é vacinado em posto drive-thru na cidade de São Paulo
Foto: Divulgação - 11.fev.2021/Prefeitura de São Paulo

(com supervisão de Elis Franco)