São Paulo começa a vacinar todas as idades contra a gripe nesta segunda (12)

A vacinação para grupos prioritários foi concluída na sexta-feira (9) na capital

Nathallia Fonseca e Juliana Elias, da CNN, em São Paulo
12 de julho de 2021 às 04:22
Ministério da Saúde recomenda tomar primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois
Ministério da Saúde recomenda tomar primeiro a vacina contra a Covid-19, e depois a vacina contra a gripe
Foto: Morsa Images/GettyImages

A partir desta segunda-feira (12), pessoas de qualquer idade poderão se vacinar gratuitamente contra a gripe em São Paulo. De acordo com a secretaria estadual de saúde, o imunizante será oferecido nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) integradas da capital. 

A vacinação para grupos prioritários foi concluída na sexta-feira (9). Ainda segundo a secretaria de saúde, a meta é imunizar 4,5 milhões de pessoas, com idades acima dos seis meses, contra o vírus influenza na capital. 

É necessário dar um intervalo mínimo de 14 dias entre a dose da vacina da Covid-19 e a da gripe. Como as duas campanhas estão ocorrendo ao mesmo tempo, a orientação do Ministério da Saúde é que, nos grupos prioritários, a dose contra a Covid-19 seja feita antes.

O Ministério da Saúde e especialistas reforçam a importância de se proteger contra a gripe, que é mais comum no inverno, e, em especial, em meio à pandemia de coronavírus, para evitar que mais casos graves de doenças respiratórias ocupem os leitos dos hospitais.