Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Buscas por doação de leite materno crescem nos últimos 3 meses; veja como doar

    Neste domingo (19), é celebrado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano para estimular a doação do leite materno

    Buscas por "doação de leite materno" cresceram até 100 pontos no Google Trends, segundo levantamento feito pela CNN; neste domingo (19), é celebrado o Dia Mundial da Doação de Leite Materno
    Buscas por "doação de leite materno" cresceram até 100 pontos no Google Trends, segundo levantamento feito pela CNN; neste domingo (19), é celebrado o Dia Mundial da Doação de Leite Materno JuFagundes/GettyImages

    Gabriela Maraccinida CNN

    As buscas por “doação de leite materno” na internet cresceram até 100 pontos nos últimos três meses, segundo levantamento realizado pela CNN no Google Trends. As tendências de pesquisa pelo termo começaram a aumentar a partir do dia 3 de maio, com 41 pontos, atingindo a pontuação máxima na sexta-feira (17), nas vésperas do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, reconhecido neste domingo (19).

    A data faz parte de uma iniciativa para a maior sensibilização da sociedade sobre a importância da doação do leite humano. De acordo com a rBLH (Rede Global de Bancos de Leite Humano), da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), os objetivos da campanha são estimular a doação de leite materno, promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação, além de divulgar os bancos de leite nos estados e municípios brasileiros.

    De acordo com o Google Trends, a região com maior interesse por “doação de leite materno” é São Paulo. Inclusive, as buscas pelo termo “doação de leite materno sp” apresentaram um aumento repentino na ferramenta. Veja o gráfico abaixo:

    Qual é a importância de doar leite humano?

    De acordo com o Ministério da Saúde, um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. A doação visa salvar vidas de bebês prematuros ou com baixo peso que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães. Segundo a pasta, os principais benefícios do leite materno incluem:

    • Proteger a criança contra diarreia, infecções respiratórias e alergias;
    • Reduzir em 13% a mortalidade em crianças menores de 5 anos;
    • Reduzir o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

    Ainda de acordo com a pasta, todos os anos, aproximadamente, cerca de 150 mil litros de leite materno humano são coletados, processados e distribuídos aos recém-nascidos de baixo peso que estão internados em unidades neonatais de todo o Brasil.

    Como doar leite materno?

    A doação de leite materno pode ser feita por toda mulher que amamenta, desde que seja saudável e não tome medicamentos que interfiram na amamentação. Qualquer quantidade de leite humano pode ser doado.

    Para doar, basta entrar em contato com o banco de leite mais próximo da sua casa ou ligar 136 para obter mais informações sobre a doação. O Brasil conta com a maior Rede de Bancos de Leite Humano do mundo, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). É possível conferir a localização dos bancos pelo site da rBLH.

    Para fazer a doação, o leite materno deve ser armazenado em frascos de vidro de boca larga e tampa de plástico previamente higienizados com água e sabão e depois fervidos por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura.

    É importante realizar a higienização da mama com água e lavar as mãos com água e sabão, além de utilizar máscara sobre o nariz e a boca para evitar que gotículas de saliva caiam no leite doado.

    Após doado, o leite colhido é analisado, e segue para um processo de pasteurização, sendo submetido, posteriormente, a controle de qualidade antes de ser fornecido aos bebês internados nas unidades neonatais.