Ministério da Saúde compra mais 10 milhões de doses da Coronavac para público infantil

Doses em pronta entrega serão disponibilizadas pelo Instituto Butantan

Anna Gabriela Costa, da CNN, em São Paulo
Vacina Coronavac contra a Covid-19
Vacina da Coronavac contra a Covid-19  • Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF
Compartilhar matéria

Um novo contrato com o Instituto Butantan - para a compra de mais 10 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da Coronavac - foi assinado, nesta terça-feira (15), pelo Ministério da Saúde. As doses serão destinadas à imunização de crianças e adolescentes.

A vacina da Coronavac foi aprovada para o público de seis a 17 anos em caráter emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A autorização para este grupo foi concedida no final de janeiro e corresponde ao mesmo imunizante aplicado em adultos.

"Ensaios clínicos apontaram que a vacina é segura e eficaz no esquema de duas doses com intervalo de 28 dias", destacou o Ministério da Saúde.

"Ainda na semana passada, o Ministério da Saúde assinou com a farmacêutica Pfizer um termo aditivo para aquisição de mais 2 milhões de doses do imunizante pediátrico. Com o novo acordo, o número de doses pediátricas contratadas aumenta para 22 milhões", acrescentou a pasta.

Coronavac

Das mais de 105 milhões de doses da Coronavac adquiridas e distribuídas pelo governo federal aos entes federativos, 89,4 milhões foram aplicadas, sendo 46,6 milhões de primeiras doses e 41,1 milhões de segundas doses.

Após a aprovação do uso do imunizante no público infantil pela Anvisa, 2 milhões de crianças entre 6 e 11 anos já iniciaram o ciclo vacinal com o imunizante contra a Covid-19.