Médicos buscam identificar origem de onda de casos de hepatite aguda em crianças
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço do que se sabe até o momento sobre doença que atinge o fígado observada em diversos países
A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta em abril sobre a hepatite aguda grave em crianças, e cerca de 300 casos já foram registrados em pelo menos 20 países desde o início do mês passado. No Brasil, mais de 20 possíveis casos da doença são investigados em sete estados do país, de acordo com levantamento realizado pela CNN junto às Secretarias de Saúde estaduais.
A hepatite é uma doença inflamatória que atinge o fígado. Os sintomas mais comuns são fraqueza, dor abdominal, enjoo, náuseas, vômitos, perda de apetite, urina escura, olhos e pele amarelados (icterícia) e fezes esbranquiçadas. Embora a causa do novo surto não tenha sido identificada, médicos descartam que a infecção possa ter relação com a vacinação contra Covid-19.
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço do que se sabe até o momento sobre o surto de hepatite aguda grave em crianças. Para descrever os desafios impostos pelos novos casos e os cuidados necessários para lidar com a doença, participam deste episódio a infectologista Raquel Muarrek, do Hospital São Luiz, e a hepatologista Cristiane Villela Nogueira, professora da UFRJ.
Conheça outros podcasts da CNN Brasil:
Semana de 22 – Bem mais que o modernoso
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

(* Publicada por Diego Toledo)