Quem tem sintoma respiratório, mesmo leve, deve procurar a UBS, diz especialista

Na cidade de São Paulo, as internações por gripe já superaram as hospitalizações por Covid-19

Ingrid OliveiraLudmila CandalBianca Camargoda CNN

Ouvir notícia

As hospitalizações por gripe em São Paulo superaram os casos de Covid-19 no mês de dezembro. E para separar os pacientes, a capital paulista disponibilizou 150 mil testes para Influenza A e B.

Em entrevista à CNN, Luiz Arthur Vieira, diretor da Coordenadoria de Vigilância em Saúde disse que “é importante que a pessoa com sintoma respiratório, mesmo que seja leve, procure o serviço de saúde porque ainda estamos em pandemia, com uma doença muito mais perigosa que ainda está entre nós, que é a Covid-19.”

De acordo com Vieira, os testes são importantes para tentar “entender e compreender o que de fato está acontecendo nessa transmissão de vírus respiratórios.”

Segundo ele, há “várias evidências de que a maior parte dessas infecções respiratórias, que têm se manifestado de maneira leve, mas em grande quantidade, pode se tratar de Influenza.”

Ainda assim, ele disse que não havia a oportunidade de computar isso [casos de gripe] concretamente nas portas de atendimento da cidade.

Ele destaca que os testes, que antes eram disponibilizados apenas na rede privada, estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

“O principal diferencial é que, em cerca de 15 minutos a pessoa que está com seu sintoma respiratório, ali com síndrome gripal, saberá se ela está com Influenza ou não.”

Vieira explica que isso é de extrema importância, já que os cuidados direcionados às pessoas diagnosticadas deverão ser iniciados imediatamente, e especificamente.

“Tem medicação própria que deve ser iniciada o quanto antes.”

O diretor da Coordenadoria de Vigilância em Saúde disse que essa testagem está acontecendo em todas as 469 unidades básicas de saúde (UBSs) de maneira não agendada.

Contudo, Vieira aponta que “a pessoa não chega e só testa. Ela passa pela consulta médica e um dos exames que o médico pede, de acordo com os sinais e sintomas apresentados, é a testagem rápida.”

Ele orienta que as pessoas com sintomas procurem uma unidade de saúde.

Além disso, é importante ressaltar que para minimizar os efeitos da gripe, a cidade de São Paulo está oferecendo vacina da gripe para todas as faixas etárias.

 

Mais Recentes da CNN