Saúde confirma quase 55 mil novos casos de Covid-19, recorde para um dia no país

Novas mortes registradas ficaram acima de 1.200 pelo quarto dia consecutivo, aproximando o total de 49 mil vítimas fatais no Brasil

Imagem de teste para detecção de Covid-19 em São Paulo
Imagem de teste para detecção de Covid-19 em São Paulo Foto: Adailton Damasceno - 26.mai.2020/Estadão Conteúdo

Guilherme Venaglia, da CNN em São Paulo

Ouvir notícia

O Ministério da Saúde confirmou, na noite desta sexta-feira (19), o registro de 54.771 novos casos de Covid-19 no país, recorde para um único dia. O recorde anterior, registrado na terça-feira (16), era de 34.918 confirmações.

A pasta ainda confirmou a informação, obtida mais cedo pela CNN junto às secretarias estaduais de saúde, de que o Brasil possui mais de 1 milhão de registros de infecção pelo novo coronavírus — ao todo, 1.032.913 casos, segundo o governo federal.

Os números do boletim diário também confirmam o quarto dia seguido com registro de novas mortes acima de 1.200 — 1.206 casos. Com isso, o número total de óbitos no país chegou a 48.954 pessoas.

Em nota, o governo federal afirma que “o aumento no número de casos registrados de ontem para hoje se deu, em parte, devido a uma instabilidade na rotina de exportação dos dados relatados, principalmente, pelos estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo na última quinta-feira (18)”. De acordo com a pasta, estas secretarias utilizaram um aplicativo que não é recomendável para grandes volumes de dados, sendo preferível uma aplicação (API) específica para isso.

O Ministério da Saúde disse também que, ao final da semana, diluído o possível efeito de uma distribuição possivelmente irregular dos casos, será possível avaliar melhor o rumo da disseminação da doença. “Por fim, cabe destacar que o encerramento da semana epidemiológica no sábado (20/06) permitirá avaliar com maior precisão a variação de casos novos nesta semana em relação à anterior”.

O Brasil passou a ser hoje o segundo país no mundo a ultrapassar a marca de 1 milhão de casos de Covid-19, junto com os EUA. No planeta, já são 8,5 milhões de pessoas que contraíram a doença, segundo a universidade americana Johns Hopkins, que monitora dados da pandemia ao redor do mundo.

Assista e leia também:

MP quer apurar suposto superfaturamento na produção de cloroquina pelo Exército

Entidade médica recomenda dexametasona em tratamento graves de Covid-19

Testes rápidos detectaram 26% dos novos casos da Covid-19 em SP em junho

As mortes e casos informados diariamente dizem respeito às confirmações registradas em um período de 24 horas, que se inicia às 16h do dia anterior. Portanto, independem do dia em que ocorreram.

O estado com o maior número de casos da doença é São Paulo, que confirma 211.658 casos e 12.232 mortes decorrentes da Covid-19. Na sequência, aparecem o Rio de Janeiro (93,3 mil casos e 8,5 mil mortes), Ceará (89,8 mil casos e 5,4 mil mortes), Pará (80 mil casos e 4,4 mil mortes) e Maranhão (68,5 mil casos e 1,6 mil mortes).

Mais Recentes da CNN