Últimas da Covid-19: Brasil é 67º no ranking da vacina e registra 1.424 mortes

As notícias mais importantes sobre a pandemia desta terça-feira (20)

Vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina
Vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina Foto: Julio Cavalheiro/Secom Governo de SC

Lucas Rocha, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O Brasil permanece em 67º lugar no ranking global de aplicação de doses da vacina contra Covid-19 nesta terça-feira (20), na relação a cada 100 habitantes. Nas últimas 24 horas, o país registrou 1.424 mortes e 27.592 novos casos da doença, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Com a atualização dos dados, o país passa a ter 544.180 mortes e 19.419.437 casos. Saiba mais.

Painel da Vacina: Brasil está em 67º no ranking global e é 4º no total de doses

O Brasil segue em 67º lugar no ranking global de aplicação de doses da vacina contra Covid-19 nesta terça-feira (20), na relação a cada 100 habitantes. O país, que iniciou a vacinação há mais de cinco meses, já esteve na 56ª posição desse ranking e chegou a descer para a 70º – nas últimas semanas ocupava a 68ª posição. Leia mais.

Com média móvel de mortes em queda, país registra 1.424 óbitos nas últimas 24 h

Nesta terça-feira (20), o país registrou 1.424 mortes e 27.592 novos casos de Covid-19, segundo dados compilados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nas últimas 24 horas. Com a atualização dos dados, o país passa a ter 544.180 mortes e 19.419.437 de casos do novo coronavírus, desde o início da pandemia, em março de 2020. Leia mais.

Levantamento aponta que maioria dos estados deve reabrir escolas em agosto

Com a vacinação dos professores e a queda de indicadores da pandemia, agosto deve marcar um retorno mais amplo das atividades presenciais das redes estaduais de ensino. Até aqui, só 12 estados reabriram as escolas após a quarentena demandada pelo cenário anterior de crescimento das infecções. Os números são de levantamento feito pelo Estadão junto a governos estaduais. Daquelas que ainda não liberaram a volta, dez redes estaduais e a do Distrito Federal pretendem convocar os alunos no próximo mês. Leia mais.

São Paulo permite 100% da capacidade em escolas a partir de agosto

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta terça-feira (20) que escolas poderão receber até 100% dos alunos matriculados a partir do dia 2 de agosto. Para alcançar a exigência mínima de distanciamento de um metro, as escolas poderão subdividir turmas em salas diferentes, mesmo em turnos diferentes. Leia mais.

Prefeitura de São Paulo confirma oito casos da variante Delta na capital

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo informou nesta terça-feira que a cidade registrou oito casos da variante Delta do novo coronavírus. Quatro casos ocorreram na zona leste, nos bairros da Mooca, Belenzinho e Aricanduva, e dois na zona norte, na Vila Guilherme. Leia mais.

Apenas um dos 23 infectados pela Delta na cidade do Rio apresentou sintoma grave

Dos 23 infectados pela variante Delta na cidade do Rio de Janeiro, 22 apresentaram sintomas de gripe e apenas um desenvolveu sintomas de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). As informações são da Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS). Segundo a pasta, o paciente que desenvolveu o caso mais grave já recebeu alta e passa bem. Leia mais.

Ministério da Saúde vai sugerir fim da inclusão de grupos prioritários na vacinação

O Ministério da Saúde vai sugerir ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass)  e ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) que encerrem as discussões para incluir grupos prioritários nos programas de imunização contra a Covid-19. Leia mais.

Covid: Brasil sequencia cem vezes menos amostras que o recomendado por EUA e UE

O Brasil tem apenas 17 mil amostras positivas do coronavírus sequenciadas, trabalho que permite identificar as linhagens prevalentes do vírus, as mutações por ele sofridas e o surgimento de novas cepas. Esse número equivale a 0,09% do total das amostras de pessoas contaminadas no país. Um índice 112 vezes menor que o recomendado pela Comissão Europeia e pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, de 10%. Leia mais.

Primeiras doses da Sputnik V chegam em 28 de julho no Brasil, dizem governadores

As primeiras doses da vacina russa Sputnik V devem chegar ao país no dia 28 de julho, no aeroporto de Recife (PE). A previsão é dos governadores dos Estados que negociaram a compra do imunizante diretamente com o Fundo Russo. Leia mais.

Mortes por Covid-19 no Reino Unido aumentam em mais de 60%

O número de mortes por Covid-19 no Reino Unido subiu 60% em uma semana. No período 213 pessoas morreram, o maior número registrado desde abril, segundo o serviço de estatísticas do país. Autoridades do país dizem que a maioria desses óbitos foram de pessoas que não tomaram a vacina ou não receberam a 2ª dose. Leia mais.

Especialistas explicam o que se sabe sobre a duração da imunidade das vacinas

Segundo especialistas consultados pela CNN, o desenvolvimento da imunidade é influenciado por diversos fatores e pode variar de uma pessoa para outra. Além disso, a ausência de um teste específico que indique se uma pessoa está protegida também torna difícil estimar com precisão a duração da imunidade. No entanto, alguns estudos recentes fornecem algumas pistas. Leia mais.

Idoso ganha na Justiça de MG direito à 3ª dose da vacina contra Covid-19

Uma decisão da Justiça de Minas Gerais deu a um homem de 75 anos o direito de tomar uma terceira dose da vacina contra a Covid-19. O idoso tomou as duas doses da Coronavac e fez um exame que detectou poucos anticorpos. Com isso, conseguiu uma indicação médica para tomar a terceira dose e entrou na Justiça. O caso aconteceu no município de Guaxupé (MG). Leia mais.

Podemos derrotar a Covid-19, se todos fizerem sua parte, diz OMS sobre Olimpíada

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse em uma mensagem sobre a Olimpíada de Tóquio no Twitter, nesta terça-feira (20), que a Covid-19 pode ser derrotada se todos fizerem sua parte. “Feliz por estar no Japão para falar com o Comitê Olímpico Internacional”, afirmou Tedros em seu tuíte. “Cheguei com uma mensagem simples, mas urgente: podemos derrotar a Covid-19, mas apenas se todos fizerem sua parte”. Leia mais.

Atletas devem testar negativo 6 horas antes de competição, diz CEO da Olimpíada

O chefe do comitê organizador da Olimpíada de Tóquio afirmou nesta terça-feira que os atletas que testarem negativo para o novo coronavírus 6 horas antes das competições serão considerados aptos para as disputas. Leia mais.

Tempos de Covid-19: o que você precisa saber antes de viajar

Nos últimos 16 meses, a indústria de viagens se adaptou rapidamente para atender às demandas da pandemia. Isso significa que, se você vai fazer seu primeiro voo daqui a pouco, as coisas podem ser muito diferentes do que estava acostumado. Leia mais.

 

Mais Recentes da CNN