YouTube lança Shorts, rival do TikTok


Reuters
14 de setembro de 2020 às 17:08
Vista externa dos escritórios do YouTube em Londres, no Reino Unido

Vista externa dos escritórios do YouTube em Londres, no Reino Unido

Foto: Toby Melville/Reuters (11.set.2020)

O YouTube, da Alphabet, anunciou nesta segunda-feira (14) o lançamento do Shorts, recurso para rivalizar com a plataforma de mídias sociais TikTok.

A ferramenta será habilitada na plataforma de compartilhamento de vídeo.

O YouTube testará primeiro o recurso na Índia nos próximos dias e pretende expandir para mais países nos próximos meses.

Leia também:

TikTok terá Oracle como empresa parceira nos Estados Unidos

Índia proíbe 59 apps, na maioria chineses, incluindo o popular TikTok

O novo produto, que também competirá com o Reels, do Instagram, permite que usuários gravem vídeos na vertical, perfeitos para ser assistidos em dispositivos móveis, e então, acrescentem efeitos especiais e trilha sonora. 

O anúncio foi feito no mesmo dia em que a Oracle e a ByteDance anunciaram um acordo para manter a operação do TikTok nos Estados Unidos, suplantando o lance feito pela Microsoft e estruturado como uma parceria em vez de uma venda direta.

A entrada do YouTube no serviço de vídeos curtos segue o banimento do TikTok em um de seus maiores mercados, a Índia, com a escalada das tensões entre o país e a China.