Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Astrônomos comemoram o 34º aniversário do telescópio Hubble

    Instrumento colocado em órbita em 1990 auxilia os cientistas a terem uma melhor compreensão do Universo

    Giovana Christda CNN

    Nesta quarta-feira (24) é comemorado o aniversário de 34 anos de lançamento do Hubble, em 1990. O telescópio já registrou mais de um milhão de observações durante três décadas e 1,6 milhões de publicações já analisaram os dados enviados por ele.

    A Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) fez um vídeo destacando as maiores descobertas já feitas por ele e o Observatório Nacional brasileiro relembrou que o Hubble tem “sido responsável pelo fornecimento de imagens inéditas e dados extremamente importantes para o desenvolvimento dos estudos”.

    O telescópio foi colocado em órbita para driblar as dificuldades de observar o espaço diretamente da superfície do nosso planeta, como a poluição e o bloqueio que a Terra faz em alguns comprimentos de onda. No local em que está, o telescópio evita essas interferências e consegue gerar imagens com mais detalhes e fiéis à realidade.

     

    Dado a facilidade de sua manutenção e atualização, o Hubble deve continuar a gerar informações sobre nosso espaço por muitas décadas, juntamente com os dados fornecidos pelo Telescópio Espacial James Webb.