Onde os bartenders bebem? Com Marlon Silva, do Drunks, em SP

Já se perguntou onde os bartenders mais badalados do mundo bebem quando estão fora do trabalho? Marlon Silva, à frente do Drunks, compartilha seus endereços prediletos em São Paulo

Marlon Silva, bartender do Drunks, no Itaim, indica os locais que gosta de frequentar para tomar bons drinques
Marlon Silva, bartender do Drunks, no Itaim, indica os locais que gosta de frequentar para tomar bons drinques Neuton Araújo

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

São Paulo

Marlon Silva iniciou a sua vida profissional com a vontade de trabalhar na cozinha, mas, por uma ironia do destino, logo que começou sua jornada na gastronomia foi chamado para atuar ao lado de Spencer Amereno. Ali, iniciou a sua carreira como bartender, área que atua há mais de 10 anos, liderando locais listados entre os melhores do mundo, como o Frank Bar e o Guilhotina.

Chefiou os bares dos restaurantes Makoto, onde implementou a carta de drinques, e BalaioIMS. Como consultor, passou pelo Benedita Noronha, Vila Anália e Hilton by Canopy. No final de 2023, abriu o Drunks, bar de alta coquetelaria que fica no mezanino do Osso São Paulo, em sociedade com Guilherme Mora e Cassiano Oliveira.

Descubra quais os locais que Marlon adora frequentar para tomar bons drinques quando não está atrás das coqueteleiras:

Boato

Ambiente do Boato Bar, no Itaim Bibi, em São Paulo
Ambiente do Boato Bar, no Itaim Bibi / Leo Feltran

O Boato tem a dupla Spencer Amereno e Cristiana Negreiros à frente dos balcões; ele como supervisor de bar e ela como head bartender da casa no Itaim Bibi.

O drinque que mais gosto é o Tiki Japonês, que é uma releitura de um Tiki com todo o minimalismo japonês. Ele leva shochu, licor de jabuticaba, abacaxi, mel de Jataí, limão tahiti e leite. É frutado e delicado e meu coquetel favorito atualmente.

Boato Bar: Rua Pedroso Alvarenga, 1135 – Itaim Bibi, São Paulo – SP / Tel.: (11) 4040-3673 / Horário de funcionamento: segunda e terça-feira, das 11h50 à 0h; quarta e quinta-feira, das 11h50 à 1h; sexta e sábado, das 11h50 às 2h; domingo, das 11h50 às 22h. 

Imakay

O bar do Imakay, restaurante asiático de pegada moderna no Itaim, é tocado pelo Kevin Cavalcante, que se inspira na coquetelaria japonesa para a carta.

Das opções, adoro o Sayuri Coquetel, drinque que valoriza muito os ingredientes japoneses e que leva uma fruta não tão explorada, a romã. Além dela, o coquetel é feito com awamori, limão taiti e folha de limão.

Imakay São Paulo: Rua Urussuí, 330 – Itaim Bibi, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3078-7786 / Horário de funcionamento: almoço de segunda a sexta-feira, das 12h às 15h, e sábado, das 12h30 às 16h; jantar de segunda a quarta-feira, das 19h às 23h, e quinta-feira a sábado, das 19h à 0h. 

Caledonia

O Caledônia tem uma coleção impressionante de uísques e tem como head bartender Alison Oliveira.

Da carta, indico o Dry Martini, que é feito aqui com Martin Miller, um dos melhores gins do mundo na minha opinião. Ele tem um toque de vermute que traz equilíbrio para os amantes de Dry Martini, assim como eu.

Caledonia Whisky & Co: Rua Vupabussu, 309 – Pinheiros, São Paulo – SP / Tel.: (11) 99187-3601 / Horário de funcionamento: terça-feira a sábado, das 18h à 0h. 

Ken Zushi

Com um cardápio de alta gastronomia japonesa, o Ken Zushi também capricha nos coquetéis. Douglas Morinaga serve sushis e sashimis incríveis em uma casa despretensiosa, aconchegante e fora da “rota” badalada dos restaurantes. Por lá, também fazem o melhor Tom Collins da vida!

Ken Zushi: Rua Barão de Suruí, 190 – Vila Congonhas, São Paulo – SP / Tel.: (11) 95924-2994 / Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 12h às 15h e das 18h30 às 22h30; sábado, das 12h às 15h e das 19h às 22h; domingo, das 12h às 16h (fechado no último domingo do mês). 

Aiô Restaurante

Fachada do Aiô Restaurante, na Vila Mariana
Fachada do Aiô Restaurante, na Vila Mariana / Erik Kuroo

O Aiô Restaurante, restaurante de comida de Taiwan dos mesmos donos do famoso Maipú, tem no comando do bar o super Maurício Barbosa que serve a melhor releitura de Negroni que provei nos últimos tempos, o Negroni Sesame. Uma experiência única na cidade.

Aiô Restaurante: Rua Áurea, 307 – Vila Mariana, São Paulo – SP / Tel.: (11) 5083-4778 / Horário de funcionamento: terça-feira a sábado, das 19h às 22h50.