Onde os chefs comem? Com Paula Labaki, no Rio de Janeiro

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna eles abrem o jogo e contam quais são seus restaurantes prediletos

Chef Paula Labaki é mestre da brasa e comanda o Labaki Deli Shop, em SP, e o Fuego, no RJ
Chef Paula Labaki é mestre da brasa e comanda o Labaki Deli Shop, em SP, e o Fuego, no RJ Reprodução/Instagram

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Uma das primeiras cozinheiras especializadas em defumação do país, Paula Labaki aprendeu desde cedo a vocação para estar ao redor das chamas. Criada em uma fazenda centenária de café em São Paulo, foi morar na capital quando adolescente e chegou a cursar psicologia, mas a cozinha falou mais alto.

Cursou gastronomia e criou o catering Lena Labaki, uma homenagem à mãe. A paixão pela defumação cresceu e, daí em diante, nunca parou. Hoje Paula possui um quadro no canal Sabor & Arte, o “Direto da Brasa”, e comanda o Labaki Deli Shop, famoso pelo sanduíche de pastrami e que funciona no delivery.

Mais recentemente ela foi convidada para pilotar o Fuego, restaurante recém-inaugurado na Fazenda Marambaia, propriedade na região serrana do Rio com hotel boutique e condomínio de alto padrão rodeado por uma natureza intocada. Ali funcionam parrillas de até quatro metros e técnicas como brasa, defumação, fogo de chão, varal e forno a lenha proporcionam pratos saborosos. As pedidas envolvem cortes nobres, mas vegetais e outros alimentos também passam pelo fogo.

A seguir, confira os endereços prediletos da chef Paula Labaki para comer bem no Rio de Janeiro: 

  • Braseiro da Gávea


O Braseiro da Gávea é um clássico no Rio de Janeiro e foca em pratos saídos da brasa, tudo acompanhado de um chope gelado. A casa trabalha com picanha, filé mignon, cortes de black angus, aves, peixes e frutos do mar e clássicos de churrasco com devidos acompanhamentos.

Do menu, meu destaque vai para o frango à passarinho, pois ele tem um lugar especial no meu coração.

Braseiro da Gávea: Praça Santos Dumont, 116 – Loja A – Gávea, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 2239-7494 / Horário de funcionamento: domingo a quinta-feira, das 11h30 à 1h; sexta-feira e sábado, das 11h30 às 3h. 

  • Restaurante Térèze


O Térèze fica dentro do Santa Teresa Mgallery, hotel boutique em Santa Teresa e, por isso, o restaurante tem uma vista deslumbrante para a cidade.

A cozinha é contemporânea com toques latino-americanos e aceita não hóspedes para todas as refeições, incluindo o café da manhã. Das opções do cardápio, acabo apostando no polvo, que é espetacular.

Restaurante Térèze: Rua Felício dos Santos, 15 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ /Tel.: (21) 3380-0259 / Horário de funcionamento: café da manhã de segunda a quinta-feira, das 7h às 10h30; sexta-feira a domingo e feriados, das 7h às 11h; almoço todos os dias, das 12h às 16h; jantar todos os dias, das 18h às 22h. 

  • Restaurante Marius Degustare

Na Avenida Atlântica, o Marius Degustare é um lugar interessante e bastante pitoresco, já que tem decoração inspirada no fundo do mar em todos os cantos, incluindo no teto.

Sempre que estive por lá comi muito bem. Em uma das vezes, experimentei uma das melhores cavaquinhas da minha vida. Por R$ 360, a casa trabalha com uma degustação composta por uma seleção de carnes, peixes e frutos do mar e um buffet de pratos frios e quentes.

Restaurante Marius Degustare: Av. Atlântica, 290 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 99879-8971 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h30 à 0h. 

  • Bar Bracarense

Com mais de 60 anos de história, o Bracarense é um lugar tradicional da botecagem carioca. Aberto todos os dias desde cedo até altas horas, o clima boêmio é ajudado por sanduíches, porções e chope gelado.

Minha pedida no bar é sempre um bolinho de bacalhau. Eu simplesmente amo este petisco da casa – vale dizer que há outros ainda, como bolinho de feijoada, de polenta com porco, de aipim com carne seca e de aipim com camarão e requeijão.

Bar Bracarense: Rua José Linhares, 85 – Leblon, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 2294-3549 / Horário de funcionamento: segunda-feira, das 11h às 22h; terça e quarta-feira, das 11h às 23h; quinta-feira a sábado, das 11h às 23h55; domingo, das 11h às 21h. 

  • The Slow Bakery

Slow Bakery faz sucesso com pães artesanais pelo Rio de Janeiro / Fabio Wright

Gosto muito da The Slow Bakery, que mistura padaria artesanal, café e empório e produz pães artesanais de fermentação natural caprichados. São vários tipos, entre brioche, croissant, baguete, pão de forma integral e variedades de sourdough.

Há unidades em Botafogo e no Jardim Botânico, as quais possuem cardápio também para comer ali. Além dos pães, meu destaque vai para os incríveis sanduíches.

The Slow Bakery: (Unidade Botafogo) Rua Gen. Polidoro, 25 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ / Horário de funcionamento: terça-feira a sábado, das 8h às 20h; domingo, das 8h às 16h / (Unidade Jardim Botânico) Rua Maria Angélica, 113, loja G – Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ / Horário de funcionamento: terça-feira a sábado, das 8h às 20h / Tel.: (21) 99919-6726.