Dia Mundial do Chocolate: confira receitas práticas e fáceis para fazer em casa

Data marca a chegada do chocolate à Europa e é celebrada em todo o mundo; faça uma ou mais receitas e comemore o dia

Confira receitas fáceis e deliciosas para o Dia do Chocolate
Confira receitas fáceis e deliciosas para o Dia do Chocolate Getty Images

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia São Paulo

Nesta sexta-feira (7) é comemorado o Dia Internacional do Chocolate. O produto que teve sua origem com os povos Maias e Astecas, pioneiros no cultivo do cacau, chegou à Europa no início do século 15.

Porém, o “queridinho” tornou-se popular no continente apenas após a Revolução Industrial, quando deixou de ser apenas um status de riqueza para a aristocracia europeia e começou a ganhar outros territórios.

Já no Brasil, o produto chegou por volta de 1746. E desde então, tornou-se mais que querido entre os brasileiros. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Chocolate, mais de 75% da população consome chocolate.

Pensando nisso, separamos receitas versáteis, práticas e rápidas dos maiores criadores de conteúdo no segmento de gastronomia para comemorar essa data.

Patricio Carvalho (@patriciocarvalho21)

Maior criador de churrasco do Brasil, entre os três maiores de gastronomia. Com a incrível média de 4 milhões de views por conteúdo publicados em suas redes, Patrício usa sua churrasqueira para fazer receitas deliciosas e super virais. Conta com a companhia do seu filho, Daniel, de 15 anos, na maioria dos conteúdos.

Sobremesa para Churrasco 

Sobremesa para churrasco / Divulgação

Ingredientes:

8 pães francêses
1 lata de creme de leite
8 fatias de queijo
2 barras do seu chocolate preferido

Modo de Preparo:

Divida o pão ao meio e adicione uma fatia de queijo em cada. Adicione a barrinha de chocolate por cima e leve na churrasqueira em calor baixo (por volta de 8 segundos). O truque é abafar com uma forma e deixar lá até o queijo e o chocolate derreter.

Nesse tempo o pão vai ficar crocante também.

Para a Calda:

Junte 1 barra de chocolate com 1 lata de creme de leite. Leve ao micro-ondas por aproximadamente dois minutos em potência média e misture bem até ficar homogêneo. Caso não derreta, leve por mais alguns minutos até o chocolate se misturar bem.

Sirva ainda quente com essa calda por cima.

Igor Rocha (@igorochaoficial)

Com receitas descomplicadas e cotidianas, Igor Rocha impacta seus 4,6 milhões de seguidores com seus conteúdos.

Sobremesa Cremosa de Chocolate 

Sobremesa cremosa de chocolate / Divulgação

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite com soro
2 colheres de sopa rasas de manteiga sem sal
1 xícara de chá de chocolate em pó
3 ovos

Modo de preparo:

Adicione no liquidificador 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, a 1 xícara de chá de chocolate em pó, os 3 ovos e as 2 colheres de sopa de manteiga sem sal. Bata tudo até formar uma massa.

Acrescente a massa em uma forma de 20 cm de diâmetro untada com manteiga. Asse em forno pré aquecido a 160 graus por 1 hora em banho maria sem papel alumínio. Depois deixe gelar por 4 horas na geladeira e está pronto para comer.

Raiana Caetano (@nanacaet)

Uma das maiores confeiteiras das redes sociais, Raiana compartilha o seu dia-a-dia como profissional na rede e ensina através dos seus conteúdos receitas de doces. Com suas habilidades ela transforma ingredientes simples em verdadeiras obras de arte açucaradas. Seus vídeos descomplicados são um convite para colocar as mãos na massa e criar sobremesas deliciosas.

Brownie

Brownie do chef Raiana Carneiro / Divulgação

Ingredientes:

4 ovos
1 xícara e meia de açúcar
Meia xícara de chocolate 50% cacau
Uma colher de margarina bem cheia
1 xícara de farinha
1 xícara de chocolate para derreter (utilizei o chocolate em gotinhas para esse parâmetro)

Modo de preparo:

Adicione 4 ovos em um recipiente com a meia xícara de açúcar. Bata esses ingredientes (de preferência na batedeira) até que a massa fique homogênea e bem fofa.

Em outra tigela, derreta 1 xícara de chocolate e adicione uma colher de margarina bem cheia e misture. Depois junte tudo até ficar homogêneo. Adicione meia xícara de chocolate em pó 50% cacau, mais 1 xícara de farinha e bata novamente.

Após finalizar a massa, forre uma forma com papel manteiga e despeje a massa. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 30 minutos. Após esfriar, está pronto para comer.

Laís Cintra (@lais.cintra)

De forma divertida e bem humorada, Laís viaja o mundo todo dando dicas de lugares incríveis e restaurantes, além de compartilhar receitas inspiradas em séries e filmes. Do doce ao salgado, a influencer divide com seus seguidores as dicas do que produz.

Pudim de Chocolate

Pudim de chocolate / Divulgação

Ingredientes:

½ xícara de açúcar
¼ de xícara de cacau
2 colheres de sopa de amido de milho
2 xícaras de leite
Pitada de sal
Baunilha
1 colher de sopa de manteiga

Modo de Preparo:

Adicione em uma panela meia xícara de açúcar e um quarto de xícara de cacau, as 2 colheres de sopa de amido de milho, 2 xícaras de leite e a pitada de sal. Acrescente baunilha a gosto e uma colher de manteiga.

Misture em fogo médio até engrossar. Depois despeje em um recipiente e leve à geladeira para esfriar.

Cheff Otto (@cheffotto)

Com mais de 110 milhões de views por mês, Otto compartilha receitas inusitadas e criativas de forma descomplicada em suas redes sociais.

Sorvete de Chocolate

Sorvete de chocolate / Divulgação

Sorvete de chocolate / Divulgação

Ingredientes:

2 copos de creme de leite
5 gemas
50 gramas de açúcar
400g de chocolate

Modo de preparo:

Esquente o creme de leite até ficar morno. Enquanto isso misture as gemas com o açúcar até ficar bem cremoso. Misture os dois e mexa bem rápido para não ficar inconsistente.

Derreta o chocolate e adicione. Depois despeje numa vasilha e cubra com plástico filme. Espere por 4 horas e está pronto para comer.