Don Julio, em Buenos Aires, é eleito o melhor restaurante de carnes do mundo

Além da carne, casa no bairro de Palermo é pautada na sazonalidade e sustentabilidade; restaurante conseguiu a liderança após passar dois anos em segundo lugar no ranking do World's 101 Best Steak Restaurants

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Especializado em parrilla, o portenho Don Julio foi eleito o melhor restaurante de carnes do mundo em 2023.

A distinção foi anunciada nesta sexta-feira (24) pelo ranking internacional World’s 101 Best Steak Restaurants, que elege anualmente as 101 melhores casas de carnes ao redor do planeta.

O Don Julio havia ficado em segundo lugar no ranking nos últimos dois anos, mas conseguiu liderar a relação neste ano.

Localizado no bairro de Palermo Viejo, o restaurante é comandado pelo empresário e sommelier Pablo Rivero, que herdou a casa dos pais e avós e transformou a churrascaria do bairro num dos melhores restaurante da Argentina e da América Latina.

“O Parrilla Don Julio é uma experiência gastronômica excepcional e inovadora na capital argentina”, diz a página da premiação, que ainda destaca a variedade de acompanhamentos orgânicos, como vegetais sazonais grelhados, tomates “heirloom” saborosos e saladas.

“No geral, o Parrilla Don Julio é um destino de visita obrigatória para todos os amantes de carne e gourmet que visitam Buenos Aires, e o local para experimentar a tradicional cultura parrilla argentina”, finaliza o World’s 101 Best Steak Restaurants.

A casa

A cozinha está a cargo de Guido Tassi, especialista em charcutaria. A casa trabalha com gado de pasto de Aberdeen Angus e Hereford, criado no interior de Buenos Aires em meio a um processo ético e respeitoso que envolve desde a fase da criação até o abate, assim como o manejo e o cozimento.

Além da carne, da sazonalidade e da sustentabilidade, o vinho também entra nos pilares da casa: a adega possui mais de 14 mil rótulos argentinos selecionados por Pablo.

Ambiente interno do Don Julio, eleito melhor restaurantes de carne do mundo / Tina Bini

O restaurante foi aberto há 23 anos e, desde então, tem conquistado importantes títulos para o país vizinho ao Brasil e para a América Latina. Atualmente, o Don Julio aparece em segundo lugar entre os 50 melhores restaurantes da América Latina e na 14ª posição entre os 50 melhores restaurantes do mundo, ambas listas compiladas pelo 50 Best Restaurants.

Entre os clientes badalados do Don Julio está o jogador Messi, craque da seleção Argentina. Na segunda-feira (20), o atleta causou um verdadeiro alvoroço do lado de fora do restaurante e nas ruas do bairro após ser flagrado jantando com a família.

Brasil entre os 50 melhores

O Brasil também entrou para a lista e conseguiu ficar entre as 50 melhores posições. O World’s 101 Best Steak Restaurants elegeu A Figueira Rubaiyat no 50º lugar.

A casa fica na Rua Haddock Lobo, nos Jardins, em São Paulo, e segue uma filosofia “da fazenda ao prato”.

“O cardápio do restaurante é centrado na culinária brasileira, com destaque para os cortes nobres da aclamada Fazenda Rubaiyat”, diz o ranking.


Tópicos