Gastronomia carioca será protagonista no San Sebastián Gastronomika 2025

Na 27ª edição do congresso, o Rio estreia como primeiro convidado da América do Sul enquanto investe para virar referência em experiências gastronômicas

Tina Bini, do Viagem & Gastronomia
Balcão do restaurante Lasai, no Rio de Janeiro
Balcão do restaurante Lasai, do chef Rafa Costa e Silva, um dos representantes brasileiros no San Sebastián Gastronomika  • Evandro Manchini
Compartilhar matéria

O Rio de Janeiro será a primeira cidade da América do Sul a ocupar o posto de convidada do San Sebastián Gastronomika, um dos mais prestigiados congressos de gastronomia do mundo, que acontece de 6 a 8 de outubro de 2025, no País Basco, Espanha.

Este ano, o congresso terá como tema “Tradição e Regeneração”, refletindo duas das tendências mais fortes da cozinha contemporânea: o olhar para as raízes e o compromisso com práticas sustentáveis e inovadoras.

Durante o evento, uma comitiva de chefs cariocas mostrará a diversidade da gastronomia da cidade, do botequim ao fine dining, com apresentações de nomes consagrados como Rafa Costa e Silva (Lasai, 2 estrelas Michelin), Felipe Bronze (Oro, 2 estrelas Michelin) e Thomas Troisgros (Oseille, 1 estrela Michelin). Outros chefs, como Danilo Parah e Elia Schramm, conduzirão experiências interativas, degustações e ações no estande do Rio, destacando a identidade única da culinária carioca.

A participação representa um passo estratégico da cidade para consolidar sua posição como referência internacional em turismo gastronômico, que, entre outras ações, investiu e sediou o Latin America’s 50 Best Restaurants em 2023 e 2024 e ajudou a trazer o Guia Michelin para ter os restaurantes da cidade avaliados nas edições de 2024, 2025 e 2026.

Dani Maia ao centro e os chefs Felipe Bronze, Thomas Troisgros, Rafa Costa e Silva, Elia Schramm e Danilo Parah • Foto: Alexandre Macieira
Dani Maia ao centro e os chefs Felipe Bronze, Thomas Troisgros, Rafa Costa e Silva, Elia Schramm e Danilo Parah • Foto: Alexandre Macieira

Em novembro de 2024, a prefeitura divulgou o estudo “Rio: A Capital da Gastronomia Sustentável da América Latina”, desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano e Econômico e de Turismo, em parceria com o Instituto Bazzar.

Segundo a pesquisa, a expansão do setor pode elevar a arrecadação do ISS ligado ao turismo, que foi de R$ 238,1 milhões em 2023, para até R$ 357,2 milhões nos próximos dez anos. Atualmente, a cidade conta com mais de 4 mil bares e restaurantes, empregando cerca de 67 mil pessoas, com mais de 16 mil novos postos de trabalho criados entre 2021 e 2024.

“O San Sebastián Gastronomika é uma vitrine internacional, e esta é uma oportunidade única para mostrar o melhor da mesa carioca ao mundo, valorizando nossos chefs, ingredientes e tradições”, afirma Daniela Maia, secretária municipal de turismo. Ela reforça que a cidade quer ser lembrada não apenas pelo sol e pela praia, mas também como referência em experiências culinárias autênticas e inesquecíveis.

Com a participação no evento, fundado em 1999 e reconhecido como um dos principais encontros de alta gastronomia do mundo, onde chefs, profissionais do setor e jornalistas especializados se reúnem para apresentar e debater tendências e o futuro da culinária, o Rio reforça sua posição no cenário global da boa mesa.

 

Acompanhe Gastronomia nas Redes Sociais