Latin America's 50 Best: Kjolle, no Peru, ganha prêmio de hospitalidade
Restaurante da chef Pía León em Lima foi reconhecido com o Art of Hospitality Award, que destaca a excelência do atendimento e do serviço

O restaurante peruano Kjolle, em Lima, capitaneado pela chef Pía León, ganhou o prêmio de hospitalidade do Latin America's 50 Best Restaurants 2025, seleção que elege os melhores restaurantes da América Latina.
O anúncio foi realizado nesta terça-feira (21), mas o troféu do Art of Hospitality Award será entregue na cerimônia presencial do Latin America's 50 Best Restaurants, que ocorrerá em 2 de dezembro em Antígua, na Guatemala. A ocasião revelará a lista de 2025 com os 50 melhores restaurantes da América Latina, além de prêmios especiais.
A distinção na hospitalidade destaca a excelência do Kjolle em relação à experiência do cliente e ao atendimento, descrito pela premiação como "acolhedor, meticuloso e detalhista". O prêmio foi definido neste ano após a votação de membros da Academia do Latin America's 50 Best Restaurants, formada por 300 especialistas do setor em toda a América Latina.
Em comunicado, a chef peruana agradeceu o título. “No Kjolle, a hospitalidade é parte da nossa proposta de oferecer experiências de vida significativas. Não se trata apenas de servir, mas de servir com propósito. É um ato de cumplicidade em que todas as coisas — nossa equipe, a comida, o cenário, elementos tangíveis e intangíveis — se unem em prol de um senso de coesão e honestidade, tudo baseado no nosso contexto e identidade sociais”, disse.
O Kjolle
Inaugurado em 2018, o restaurante fica na Casa Tupac, no bairro de Barranco, vizinho ao Central, eleito o melhor restaurante do mundo pelo The World's 50 Best Restaurants. A casa tem um design contemporâneo com uso de madeira amazônica, cerâmicas artesanais e obras de arte têxteis.
Na mesa, o Kjolle propõe uma viagem pela rica biodiversdade do Peru por meio de pratos que valorizam ingredientes locais e a pesquisa de território. As criações são um espetáculo de cores, texturas e ingredientes pouco conhecidos fora — e muitas vezes dentro — do país.
O menu degustação é uma jornada por ecossistemas peruanos, baseada em ingredientes indígenas, a exemplo do olluco e da mashwa, tubérculos nativos da região andina, assim como milho, batatas nativas, pimentas e cacau.
Ao lado de Virgilio e Malena Martínez, a chef é uma das responsáveis pelo centro de pesquisa interdisciplinar Mater, em que explora as interseções entre gastronomia, arte e conhecimento ancestral, desenvolvendo projetos com propósito de transformar a gastronomia em uma ferramenta de expressão cultural e valorização do território.
Em 2018, Pía foi eleita a melhor chef da América Latina pelo Latin America's 50 Best Restaurants. Três anos mais tarde, em 2021, entrou nos holofotes globais ao ser eleita a melhor chef do mundo pelo The World's 50 Best Restaurants. Neste ano, o Kjolle apareceu na 9ª posição entre os melhores restaurantes do mundo na lista global do 50 Best.
Vale ressaltar que, no ano passado, o restaurante paulistano Tuju, do chef Ivan Ralston ao lado da pesquisadora Katherina Cordás, foi o ganhador do prêmio de hospitalidade na seleção da América Latina.
A experiência no Kjolle
Para a 10ª temporada do CNN Viagem&Gastronomia, Daniela Filomeno desembarcou na capital peruana para uma imersão nos melhores restaurantes e ingredientes do país.
Uma das experiências mais marcantes aconteceu no Kjolle, onde a chef Pía León compartilhou detalhes de suas pesquisas e inspirações, abrindo as portas de seu restaurante para um menu degustação que coloca as cores e a biodiversidade do país no centro da experiência.
O design minimalista, a cozinha aberta e o balcão central exibem ingredientes como cacaus, tubérculos e frutas da Amazônia, que reforçam a ideia de transparência e proximidade com o alimento.
“O que acontece é que, na América Latina, temos muitos produtos em comum, mas com nomes diferentes. Então é muito bonito mostrar o que comemos. Muita gente se identifica”, explicou Pía.
A visita completa ao Kjolle e a entrevista com a chef podem ser conferidas no vídeo acima.
Além do Art of Hospitality Award, outro prêmio especial já foi revelado antes da cerimônia oficial do Latin America's 50 Best Restaurants. Trata-se do Champions of Change Award, que reconhece e celebra indivíduos do setor de hospitalidade que promovem ações positivas em suas comunidades. Neste ano, a ganhadora do prêmio na América Latina é Inés Páez Nin, conhecida como Chef Tita, que comanda o restaurante Aguají, na República Dominicana.