Onde os chefs comem? Com Benoit Mathurin, do Esther Rooftop, em SP

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna, eles abrem o jogo e contam quais são seus restaurantes prediletos

Chef francês Benoit Mathurin, à frente do restaurante Esther Rooftop, do wine bar Iaiá Cave à Manger e da steakhouse Urus
Chef francês Benoit Mathurin, à frente do restaurante Esther Rooftop, do wine bar Iaiá Cave à Manger e da steakhouse Urus Marinho

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

O renomado chef francês Benoit Mathurin, um dos destaques da cena gastronômica de São Paulo, começou sua trajetória estudando gastronomia, entre 1994 a 2001, sendo que passou a trabalhar nas cozinhas logo em seguida.

Com toda a bagagem adquirida, assumiu um novo compromisso ao chegar no Brasil há 10 anos: conhecer os costumes do povo e a culinária do país. Desafio, inclusive, cumprido com sucesso.

Hoje, ele é sócio do restaurante Esther Rooftop, onde idealizou uma carta apenas com vinhos nacionais. Provando que o vinho brasileiro é bom, também idealizou o wine bar Iaiá Cave à Manger e assumiu o comando da steakhouse Urus, no Itaim Bibi.

Fora das cozinhas que lidera, Mathurin desbrava São Paulo e compartilha seus endereços prediletos para uma boa refeição na capital:

  • Kubo Zushi

Entre as indicações do chef Benoit Mathurin está o Chawanmushi, um flan salgado do Kubo Zushi / Instagram/Kubo Zushi

Conheço o chef Sérgio Kubo há muitos anos e amo sentar no balcão do Kubo Zushi, que serve uma comida japonesa sem frescura.

O mestre do lugar aposta unicamente na qualidade dos peixes que ele mesmo seleciona no Ceasa de madrugada. Não tem melhor! Sou louco no chawanmushi dele, um excelente flan salgado.

Kubo Zushi: Rua das Tabocas, 158 – Vila Madalena, São Paulo – SP / Tel.: (11) 94032-5660 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 12h às 15h e das 19h às 23h; fechado aos domingos. 

  • Le Jazz Brasserie – Pinheiros

Prato de Boeuf Bourguignon, feito com pedaços de carne bovina braseados com vinho tinto
Boeuf Bourguignon, feito com pedaços de carne bovina braseados com vinho tinto / Instagram/Le Jazz Brasserie

Um lugar que me lembra a França. O Le Jazz Brasserie é ideal para matar a saudade e comer um bom Boeuf Bourguignon, feito com pedaços de carne bovina braseados com vinho tinto, ou um L’Entrecôte, steak grelhado com batatas fritas.

Tudo isso servido em um ambiente tradicional e com uma trilha sonora de primeira. Sem esquecer a carta de vinho, com várias pepitas escondidas. Vou às segundas-feiras com minha filha para almoçar e familiarizá-la com o espírito francês.

Le Jazz Brasserie — Pinheiros: Rua dos Pinheiros, 254 — Pinheiros, São Paulo – SP / Tel.: (11) 2359-8141/ Horário de funcionamento: domingo a quinta, das 12h à 0h; sexta e sábado, das 12h à 1h / Consulte outras unidades neste link.

  • São Cristóvão Bar

São Cristóvão Bar e restaurante, em São Paulo
São Cristóvão Bar, na Vila Madalena, tem ambiente descontraído e feijoada aos fins de semana / Instagram/São Cristóvão Bar

Quando consigo um tempo livre, vou ao São Cristóvão Bar aos sábados para almoçar. Acho um lugar perfeito para compartilhar uma feijoada com a família ou com os amigos.

A caipirinha é boa e a cerveja geladíssima. Também recomendo ficar um pouco mais para assistir, na sequência, a um jogo de futebol em um ambiente superlegal.

São Cristóvão Bar: Rua Purpurina, 370 — Vila Madalena, São Paulo – SP / Tel.: (11) 2691-3858 / Horário de funcionamento: domingo e segunda, das 12h às 23h; terça a quinta, das 12h à 0h; sexta e aos sábado, das 12h à 1h. 

  • Carlos Pizza

Pizzas da Carlos Pizza
Pizzas da Carlos Pizza, que possui duas unidades em SP / Instagram/ Carlos Pizza

Para mim, a Carlos Pizza é uma das melhores, para não dizer a melhor pizzaria de São Paulo. Estou simplesmente viciado na redonda de quatro queijos. A massa é perfeita e os queijos artesanais são escolhidos a dedo.

Para iniciar a refeição, recomendo compartilhar as cebolas assadas no forno com gorgonzola, que derrete na boca. Uma excelente mistura de custo, qualidade e serviço. Vale lembrar que há duas unidades da Carlos Pizza: uma no Jardins e outra na Vila Madalena.

Carlos Pizza: (Unidade Jardins) Alameda Tietê, 658 – Jardins, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3088-0666 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 18h às 23h30 / (Unidade Vila Madalena) Rua Harmonia, 501 – Vila Madalena, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3813-2017 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 18h às 23h30.

  • Borgo Mooca

Prato de Trufas para serem servidas com Gnocchi Fritti
Na Santa Cecília, Borgo Mooca entrou para a seleção do Guia Michelin no Brasil em 2024 / Instagram/Borgo Mooca

Ninguém fica insensível na cozinha do chef Matheus Zanchini, que mistura influências italianas e francesas, quase regressivas de tanto que elas abraçam você, como se fosse sua avó ou mãe.

É uma explosão de sabores: queijo derretendo na mesa, massas amanteigadas em excesso, crudos maravilhosos, todos realizados com os melhores produtos.

A experiência representa a cozinha desse chef com o maior coração da cidade, que faz sucesso há muitos anos. Inclusive, o restaurante entrou para as recomendações do guia Michelin neste ano. Além disso, a carta de vinho merece uma boa olhada.

Borgo Mooca: Rua Barão de Tatuí, 302 – Vila Buarque, São Paulo – SP/ Tel.: (11) 97574-3213 / Horário de funcionamento: segunda, reservas entre 19h e 21h30; terça a sábado, reservas entre 12h e 14h30 e, depois, das 19h às 21h30; domingo, reservas entre 12h e 14h30 / Reservas via site.